Mercado

Dom Cirus é eleito o melhor boteco de Goiânia

Fonte - Assessoria de Imprensa
29/05/17 16:07
211

Anúncio do vencedor foi feito durante a Saideira, tradicional festa de premiação do concurso. Vencedor vai concorrer nacionalmente pelo título de melhor boteco do Brasil

O Dom Cirus é o vencedor da 10ª edição do Comida di Buteco em Goiás e participará da competição nacional do concurso que elegerá, no dia 11 de julho de 2017, em evento no Rio de Janeiro (RJ), o melhor boteco do Brasil.

O anúncio foi feito durante a festa de encerramento, Saideira, realizada nesta segunda-feira, dia 29, no Oliveira´s Place, com a presença dos donos dos 39 botecos participantes de Goiânia e Aparecida de Goiânia, parceiros, autoridades, imprensa e outros convidados. O Dom Cirus foi eleito campeão com o petisco Kib´Bolinho.

O segundo lugar do Comida di Buteco 2017 ficou com o Wisquinão Bar (petisco Tuíco no Árabe); o terceiro lugar com o Varanda Bar e Restaurante (Bolinho 41), o quarto lugar com o Bistrô Casa da Dona Clara (Lombo Embriagado) e quinto lugar com o Buteco do Filhote (Tilápia Rica). Os botecos vencedores foram escolhidos a partir do julgamento de jurados e público que visitaram os estabelecimentos no período de 14 de abril a 14 de maio de 2017. Durante os 31 dias de realização do concurso, foram julgados o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). A média entre todos os quesitos garantiu o resultado da premiação. O voto do júri valeu 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi foi o responsável pela apuração.

Cereal

Em 2017, o Comida di Buteco chegou à 10ª edição no estado, com a participação de 39 botecos das duas cidades goianas (32 de Goiânia e 7 de Aparecida de Goiânia). Para compor os petiscos, os donos de botecos tiveram de optar por algum cereal para integrar a receita, seguindo a temática Cereais, definida pela organização do concurso e com o objetivo de estimular a pesquisa da cultura gastronômica, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.

A proposta do concurso é de transformar vidas através da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco. São 18 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em 20 cidades do Brasil.

Concurso nacional

No mês de junho, um comitê de jurados vai visitar os vencedores de cada uma das 20 cidades participantes do Comida di Buteco, dará suas notas e, então, elegerá o melhor do País. Trata-se de um grande momento na história do concurso e um passo importante na sua consolidação como concurso nacional. Um passo que reflete em todo o segmento, reiterando a relevância desse perfil de estabelecimento para a cultura e gastronomia brasileiras: o boteco conduzido pelos donos e suas famílias, valorizando a comida caseira mesmo na alimentação fora do lar.

Campeões do Comida di Buteco em Goiânia - 2017

1º lugar – Dom Cirus - Kib`bolinho (Kibe de arroz com colorau recheado com carne moída e bolinho de arroz recheado com guariroba e cream cheese)

2º lugar – Wisquinão Bar - Tuíco no Árabe (Massa de quibe com lombo de porco, recheado com mozarela, lombo moído, bacon, castanha de barú, alecrim e especiarias. Acompanha geleia de pimenta dedo de moça com hortelã)

3º lugar – Varanda Bar - Bolinho 41 (Deliciosa porção de bolinho de macaxeira com arroz recheado com carne de sol e catupiry acompanhado com molho de vinagrete especialidade da casa)

4º lugar – Bistrô Casa da Dona Clara - Lombo Embriagado (Lombo suino flambado na cachaça com melado de cana, acompanhado de mandioca ao alho e farofa de milho e bacon)

5º lugar – Buteco do Filhote - Tilápia Rica (Filé de Saint Peter grelhado no azeite de oliva, ricamente temperado com ervas e servido com molho de salpicão e alcaparras. Acompanha farofa de linhaça na manteiga do sertão)

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar