Governo fará novos leilões de aeroportos, afirma ministro

Fonte - G1.com
30/05/17 08:55

De acordo com Maurício Quintella, leilões devem ocorrer apenas em 2018. Governo avalia o sistema aeroportuário devido ao impacto das concessões na Infraero

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, afirmou ontem (29) que haverá novos leilões de aeroportos, mas que o governo ainda estuda quais deles serão licitados.

"Estamos finalizando qual o caminho que vamos tomar em relação ao nosso sistema aeroportuário. Com certeza novos leilões virão. Provavelmente no ano que vem", afirmou.

Quintella falou a jornalistas após reunião, no Palácio do Planalto, com o presidente Michel Temer, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, e representantes das empresas vencedoras do leilão dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis.

Três grupos estrangeiros - a francesa Vinci, a alemã Fraport e a suíça Zurich - levaram as concessões dos quatro aeroportos no leilão realizado em março.

O ministro afirmou que os contratos de concessão desses aeroportos devem ser assinados até o dia 27 de julho. A partir daí, os aeroportos passarão por um período de operação conjunta (concessionário e Infraero), antes que os grupos privados assumam sozinhos o controle.

O ministro afirmou que, durante a reunião, foi apresentado para os empresários a melhora nos números do setor aéreo. A demanda aérea por voos domésticos voltou a crescer em abril, após 19 meses de recuo.