Desemprego recua a 9,3% em abril na zona do euro

Fonte - Estado de Minas
31/05/17 09:30

Chega ao menor nível desde 2009

O desemprego na zona do euro caiu em abril a 9,3%, o menor nível desde março de 2009, anunciou nesta quarta-feira a agência Eurostat, com o número de pessoas sem trabalho um pouco acima de 15 milhões.

O índice de desemprego registrou queda em relação ao 9,4% registrado em março, de acordo com os dados revisados pela agência europeia de estatísticas.

Embora no conjunto da zona do euro o desemprego se encontre abaixo da barreira simbólica de 10%, depois de alcançar no pior momento da crise da dívida a marca de 12,1% entre abril e junho de 2013, os dados em grande parte dos países do sul da Europa continuam na casa dos dois dígitos.

A Grécia permanece como o país com maior índice de desemprego (23,2%, dados de fevereiro), seguida pela Espanha com 17,8% em abril (queda em relação ao 18,1% de março), Chipre (11,6%, contra 12,3% em março), e Itália (11,1%, queda de 0,4% na comparação com o mês anterior).

A Alemanha, maior economia da zona do euro, permanece como o país com menor índice de desemprego da Eurozona com 3,9% em abril (estável em relação a março), enquanto a França, segunda economia do bloco, apresenta taxa de 9,5% (estável). Portugal também não registrou alterações, a 9,8%.

O desemprego entre os jovens continua elevado, a 18,7% no conjunto do bloco. Na Grécia, o índice de pessoas com menos de 25 anos e sem trabalho chega a 47,9%.

Por sexos, o índice registrou queda de 0,1% nos dois casos, com uma taxa de desemprego de 9,7% entre as mulheres e de 8,9% entre os homens.

Nos 28 países da União Europeia (UE), o desemprego caiu 0,1% em abril, com índice de 7,8%, o que significa pouco mais de 19,1 milhões de pessoas sem trabalho. O percentual de jovens desempregados no conjunto do bloco é de 16,7%.