Indicadores

Em Goiás, desemprego cresce nos últimos três anos, avalia IBGE

Fonte - Jornal O Hoje
05/06/17 15:40
301

Segundo dados do instituto, o Estado terminou 2016 com 396 mil desempregados, o que representa cerca de 10% da força de trabalho

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego em Goiás aumentou nos últimos três anos. No ano passado, o número de pessoas desempregadas foi considerado o mais alto de toda série histórica do levantamento, feito há cinco anos.

Apesar do resultado, os números apresentados são os melhores que a média nacional.

O índice obtido durante as pesquisas em domicílios visitaram cerca de 2,5 mil residências. Segundo o instituto, Goiás terminou 2016 com 396 mil desempregados. Isso representa cerca de 10% da força de trabalho do Estado, que é composta pelo total de pessoas tanto empregadas quanto desempregadas.

O levantamento aponta que esse índice tem aumentado desde 2014.

Manobra

Os dados do IBGE mostram que a crise econômica começou desde o começo de 2014 e refletiu no aumento do desemprego no fim do mesmo ano. Com isso, em muitos departamentos, a média salarial caiu e ocasionou a diminuição do consumismo.

Segundo dados da pesquisa, todo ciclo impactou principalmente a construção civil, setor em que mais houve demissões. Em 2016, houve uma redução de 8,1% no número de vagas. Cícero está dentro desse número e tem encontrado problemas para conseguir uma nova oportunidade.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar