Mercado

No RJ, cartórios já fornecem certidões pela internet

Fonte - Pequenas Empresas & Grandes Negócios
07/06/17 14:00
163

Requerimentos podem ser feitos até mesmo por smartphones ou tablets

Requerer uma certidão em cartório, necessidade geralmente associada a filas em guichês e outras dores de cabeça, ficou mais fácil no Estado.

Por designação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios fluminenses lançaram o projeto “E-Cartório RJ”, que permite a solicitação de certidões on-line, incluindo as de busca pessoal cível e criminal, ônus reais e contratos de financiamento imobiliário.

O projeto, que começou de forma experimental no início do ano, entrou em operação regular em maio, quando foram registrados 2.563 pedidos. De acordo com presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (Anoreg), Renaldo Bussière, a principal vantagem é evitar o deslocamento dos usuários, uma vez que a certidão pode ser solicitada até por smartphones ou tablets. O “e-cartório” também não fica restrito aos horários comerciais, podendo receber pedidos a qualquer momento do dia.

Dos pedidos feitos até agora, os cartórios mais demandados foram o 4º Registro Geral de Imóveis, em Santa Cruz, e o 12º Registro Geral de Imóveis, em Campo Grande.

— Deslocamentos são muito chatos. Além do mais, com o processo de digitalização, o serviço será acelerado — disse Bussière.

Rastreamento de patrimônio

Outra vantagem do projeto digital é ampliar o conhecimento sobre os registros em geral. O projeto pode facilitar, por exemplo, o rastreamento do patrimônio de pessoa ou empresa investigada sem deixar brechas, já que a tendência é a interligação de todo os sistemas do Brasil.

O usuário, pessoa física ou jurídica, para gerar uma certidão eletrônica, terá de acessar o portal E-Cartório RJ — sistema eletrônico de emissão de certidões notarias e registrais (http://e-cartoriorj.com.br). O serviço permite que ele solicite uma ou mais certidões em cartórios distintos. De acordo com Bussière, a Certidão Eletrônica tem a mesma fé pública e validade jurídica da tradicional.

Para que o sistema ficasse parecido com os sites de compras já conhecidos, facilitando a navegação, há nomenclaturas conhecidas pelo cidadão como “meu carrinho de compras” e “acompanhe seu pedido”. O cliente recebe a certidão on-line, pronta para download, já com o selo eletrônico e a possibilidade de conferência da autenticidade.

De acordo com a Anoreg, o custo das certidões eletrônicas é praticamente o mesmo cobrado nas físicas, acrescido apenas de uma pequena taxa de manutenção do serviço.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar