Cultura

Goiânia recebe exposição de arte contemporânea por Ênio Porto

Fonte - Assessoria de Comunicação
08/06/17 17:13
188

Após período afastado, artista volta a expor individualmente as obras da Outsider, com cores e formas que traduzem temas como espiritualidade, física quântica, cosmologia e arte rupestre

Após um tempo de afastamento das exposições individuais, a manifestação expressiva de Ênio Porto volta a Goiânia para abrilhantar e surpreender o público.

O artista, com mais de 40 anos de profissão e inserido nas maiores conquistas de expressão pós-moderna, traz a exposição Outsider, com 70 peças que ficarão expostas a partir do dia 13 deste mês até 4 de julho, no Grande São da Vila Cultural Cora Coralina, Setor Central.

Irreverentemente poéticas, as obras da Outsider têm acrílico sobre tela, pistola e spray sobre papel e materiais ordinários, desenhos de técnica mista, pintura a óleo em cerâmica e esculturas em pedra sabão. A vernissage, com presença do artista, será realizada no próximo dia 13 de junho, terça-feira, às 20h, no próprio salão cultural.

Ênio Porto retrata grandes temas dos dias atuais, como violência, espiritualidade, vidas em outro mundo, física quântica, cosmologia, arte rupestre e perda qualitativa da natureza e da consciência humanas com um olhar contemporâneo. Procura extrair a beleza de tudo o que vê. "Pintura é como um livro, você encontra um mundo de signos e representações. Vivemos entre o caos e o horror. Minha pintura parece ser violenta, mas eu tento tirar a beleza desse mundo caótico e assustador", afirma.

O médico, escritor e crítico de artes Carlos Fernando Filgueiras de Magalhães escreveu que “Os trabalhos de Ênio mostram que o quadro deixa de ser mero objeto para transformar-se num código de leitura visual, e é aí onde está uma de suas mais apaixonantes contribuições”. De fato, Ênio imprime em suas telas um trabalho experimentalista criativo e ousado, porém com abstratos que traduzem equilíbrio estético. Pode-se observar cores vivas e fortes, formas geométricas e figuras humanas e animais, em que o artista assume compromisso não apenas com a estética, mas com o sentido da estética.

Premiações

Em uma carreira brilhante que passa de quatro décadas, Ênio foi amplamente premiado, nacional e internacionalmente, por seu trabalho e técnicas. Entre as premiações, destaque para a exposição Lima Mall Art Award, de 1975, em Ohio, nos Estados Unidos, e para o Salão de Artes do Centro Acadêmico de Medicina em Rosário, na Argentina, de 1976.

Suas maiores exposições foram realizadas com Carlos Sena na Galeria Bauhaus, em Goiânia, em 1985. No mesmo ano, participou ainda do Salão Nacional de Artes Plásticas e da coletiva na Felix Galeria de Arte, todas em Goiânia. Em 1987, exposição Levante Centro-oeste, em Brasília. Também em 87, exposição coletiva da premiação Viola de Cocho em Cuiabá, no Mato Grosso. Em 1986, individual em comemoração aos 25 anos da Universidade Federal de Goiás, ano em que também fez Performance com Clovis Irigaray, artista mais renomado do Mato Grosso. Em 1998, fez novamente Performance com Clovis Irigaray na Bienal de Arte Moderna de Mato Grosso.

Sobre Ênio Porto

Artista Plástico e Paisagista, Ênio é goiano de Pontalina, nascido em 1957. Autodidata, iniciou sua aventura com as cores e as formas ainda criança, e já com 8 anos de idade começou a desenhar em frente sua casa no asfalto utilizando cacos de gesso e tijolo vermelho. Desde então, todo caderno e toda folha em branco eram palco das tintas e ideias.

Ainda jovem ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Goiás, onde encontrou um ambiente extremamente fecundo e criativo que lhe propiciou contato com excelentes professores da grandeza de Cleber Gouveia, Adelmo Café, Neuza Perez e Marcos da Veiga Jardim.

Em sua carreira, participou de eventos, exposições e concursos da Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo premiado em vários deles. O artista morou, nos anos 1975 e 1976, nos Estados Unidos, mas especificamente em Columbus, Ohio, e realizou cursos, exposições e concursos pelos quais recebeu duas premiações. Além destas, realizou exposições individuais e coletivas bienais por diversos estados brasileiros.

SERVIÇO

Exposição Outsider por Ênio Porto

Data: 13/06 a 04/07, de segunda a segunda, inclusive feriados

Horário: das 9h às 17h

Onde: Vila Cultural Cora Coralina | Grande salão da VCCC

Endereço: Rua 3, s/n - St. Central, Goiânia

 

Vernissage

Data: 13/06

Hora: 20h

 

 

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar