Tecnologia

Aplicativo promete reduzir fila de clientes em restaurantes

Fonte - Pequenas Empresas & Grandes Negócios
22/06/17 10:18
415

O aplicativo habilita pedidos pra quem está até um quilômetro de distância. Estabelecimentos pagam mensalidades a partir de R$ 199

Quem não gostaria de viver num mundo sem filas? Não esperar pra ser atendido no banco, no cartório, num restaurante? A boa notícia é que a tecnologia já deu o primeiro passo para te livrar de pelo menos uma delas.

Com um aplicativo no celular dá para fazer o pedido antecipado, o pagamento, daí é só chegar no restaurante e comer. A ideia do aplicativo foi do empresário Rafael Arb. Ele nasceu numa família de empreendedores. Para também se tornar um, pensou num problema que ele mesmo tinha e criou uma solução.

“Lá atrás quando eu ainda trabalhava no mundo corporativo eu vivenciava muitas dificuldades, principalmente na hora do almoço quando ia em restaurantes, pra ter agilidade no atendimento, pra conseguir ter o almoço naquele curto espaço de tempo que a gente tinha pra poder comer”, conta.

Depois de uma pesquisa, ele descobriu que tinha aplicativos “fura fila” em outros países. “Isso começou a me empolgar muito pelo fato de existir uma tendência no mercado e poder trazer pro Brasil”, diz.
Rafael investiu um milhão de reais para desenvolver o aplicativo em que o consumidor pede a refeição antes de chegar ao restaurante.

O aplicativo habilita pedidos pra quem está até um quilômetro de distância do restaurante. Em estabelecimentos de balcão, como os de praça de alimentação de shoppings, funciona assim:

O cliente entra no APP, faz o pedido, pode colocar observações, como carne mal passada, paga com cartão de crédito ou vale refeição e recebe uma senha para retirar o pedido quando chegar ao local.

“Se for restaurante de mesa, a gente coloca um QR Code por mesa e na hora que o cliente fizer check-in no restaurante a gente pede a leitura desse código. Daí o sistema reconhece e sabe em qual mesa aquele cliente está sentado. Ai tudo é sincronizado com o sistema de automação da loja. É uma conexão sua com a loja, restaurante, através do seu celular, sem nenhuma necessidade de desenvolvimento da sua parte”, explica o empresário.

O restaurante do Paulo Ruy é um dos 150 que hoje já usam o APP. Ele aumentou as vendas, sem mexer na estrutura física e no número de funcionários. “As pessoas chegavam, viam que tinha fila e já passavam para outro. Agora elas veem que tem fila e vão direto pra mesa e fazem o pedido de lá. Pra gente funcionou super bem”, afirma.

Cada restaurante paga uma mensalidade para usar o APP. O valor mínimo é de R$ 199 e varia dependendo da localização e número de pedidos. O dono também tem liberdade para ele mesmo mexer no cardápio. “Para a gestão do cardápio, a gente criou uma plataforma para o próprio restaurante fazer isso, porque é muito dinâmico. Inclusive, se faltou algum produto, ele inativa e muda no APP”, explica Rafael.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar