Pesquisar é fundamental para o sucesso de uma empresa

Fonte - Agência Sebrae de Notícias
22/06/17 10:22

Conheça a história da Oficina de Textos, que não se acomodou nos 21 anos e investe constantemente em capacitação

Ninguém pensa em viajar sem criar um roteiro. Tampouco alguém contrata uma pessoa sem conhecer ao menos suas competências e comportamento profissional.

Assim também é no mundo dos negócios. Para empreender é necessário conhecer o mercado em que vai atuar, pois as estratégias de atração, conversão de vendas e retenção de clientes serão realizadas de acordo com o comportamento do mercado consumidor definido no planejamento.

Em meio à crise, este conhecimento se torna ainda mais fundamental. Diretora da Oficina de Textos, editora de livros técnicos, Shoshana Signer não se acomodou nos 21 anos de sua empresa e partiu em busca de aperfeiçoamento para não correr o risco de sucumbir. Consciente de que o carro-chefe são os livros universitários, contratou uma empresa para pesquisar melhor o segmento e conhecer o perfil dos professores – publico estratégico para o seu negócio, uma vez que são eles que adotam os livros que serão estudados no ano letivo.

“Tivemos aspectos surpreendentes na pesquisa. Conseguimos avaliar a linha de raciocínio destes profissionais, o que nos possibilita implementar estratégias diferentes e até mesmo elaborar títulos novos para atender o nosso publico”, comenta Shoshana, que destaca ainda o baixo custo em relação aos resultados importantes que a pesquisa de mercado oferece. “Investi pouco quando comparado com o retorno que estamos tendo. Não comprometemos a nossa equipe, melhoramos o nosso atendimento e ainda vamos economizar ao deixar de publicar títulos que não são aplicados pelos professores”, explica.