Indicadores

Goiás lidera em geração de empregos formais no País

Fonte - Goiás Agora
23/06/17 15:47
233

Ao todo, 13 municípios goianos entraram na lista das 100 maiores cidades em saldo de geração de vagas formais de emprego no País

Números recentes divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que Goiás lidera a lista de estados que mais geram empregos no País. Fruto de uma política de incentivos e da manutenção de investimentos do governo do Estado, foram oferecidas 33.970 novas vagas de emprego formal entre os meses de janeiro e maio de 2017.

Neste ano, os índices tem se apresentado elevados se comparados aos de anos anteriores. No mês de maio, por exemplo, o saldo atingiu um número 0,61% maior do que no mês de abril, significando um aumento de 7.444 novas vagas preenchidas com carteira assinada. Cidades como Goiânia - que encabeça a lista - Goianésia, Santa Helena de Goiás e Itumbiara estão entre os municípios com números mais satisfatórios.

O setor de serviços, a indústria de transformação e a agropecuária foram determinantes para que Goiás ocupasse o melhor desempenho da região. O Estado fica atrás apenas de São Paulo (58.797) e Minas Gerais (49.649). No âmbito geral, a indústria de transformação cresceu apenas nos cinco primeiros meses do ano, com 10.335 novas vagas de emprego. O setor agropecuário, por sua vez, veio em seguida com 10.338 vagas, seguido pelo setor de Serviços, com, um crescimento de 0,32%.

O setor de Administração Pública foi o único que gerou índices negativos na pesquisa, com uma queda de 0,36%. A Indústria Química e a de Produtos Alimentícios e Bebidas, com 1.763 e 1.570 postos gerados respectivamente, garantiram o bom desempenho do setor, enfatizando as atividades de Fabricação de Açúcar em Bruto e de Álcool.

Outro destaque são a Construção de Rodovias e Ferrovias e Obras de Terraplantagem, áreas que mais geram emprego no setor de Construção Civil. Ao todo foram oferecidas, respectivamente, 970 vagas. Foram ainda analisados os setores de Comércio, Extrativo Mineral e Atividades Públicas.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar