Mercado

Empresa goiania é finalista de Prêmio Nacional de Inovação

Fonte - Assessoria de Comunicação
23/06/17 17:27

Toctao Engenharia é uma das 34 entre 3.987 inscritas na etapa final da premiação conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae

O investimento constante em inovação e sustentabilidade, aliado às boas práticas da empresa, levou a goiana Toctao Engenharia à lista de finalistas do Prêmio Nacional de Inovação, iniciativa capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A empresa é uma das 34 selecionadas para avaliação final entre 3.987 inscritas, e uma de apenas duas finalistas na categoria em que concorre.

O diretor do Grupo Toctao, Geraldo Magela da Silva, e a gestora ambiental do grupo, Cinthia Martins, participam da solenidade de premiação que acontece na próxima segunda-feira (26), no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Na condição de finalista, a empresa também foi agraciada com uma inscrição para a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação, que acontece na capital paulista nos dias seguintes ao evento, 27 e 28 de junho. Cinthia é quem irá representar o grupo no congresso.

Destacada, segundo os critérios de avaliação da CNI, na categoria de processos e concorrendo na modalidade médias empresas, a Toctao Engenharia passou com louvor por quatro etapas até a seleção. No primeiro passo, a empresa fez uma autoavaliação, através de questionário, apontando notas para quesitos como cultura, comprometimento da liderança, aprendizagem organizacional, estratégias, estrutura favorável, recursos financeiros disponíveis, pessoas e marketing orientados à inovação. Se sobressaindo com seu sistema ousado de indicadores, a empresa adquiriu boa nota final, e a segunda etapa consistiu em justificar, detalhadamente e com evidências, as notas apontadas.

Já no terceiro estágio, a Toctao recebeu em Goiânia o corpo técnico da CNI, formado por professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), para avaliação e conferência das evidências e justificativas apresentadas na etapa dois. Por fim, na quarta etapa foi realizada avaliação por banca de jurados, que analisaram os relatórios feitos pelo corpo técnico na visita à empresa. Nesta fase final da edição de 2016/2017, em que se encontra a Toctao, as finalistas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação para a Indústria e a cursos de educação executiva.

O diretor do Grupo Toctao afirma que o prêmio é um passo importante para o reconhecimento dos investimentos feitos pela empresa na área. “A miniestação de tratamento de efluentes, capaz de reduzir o consumo de água potável em até 80% e o sistema de indicadores, por exemplo, foram duas das principais inovações do Grupo Toctao no último ano, que representaram uma ruptura dos padrões tecnológicos do mercado. É gratificante ver o trabalho da empresa, desenvolvido com tanta dedicação, em um dos prêmios nacionais mais importantes para a indústria”, ressalta Geraldo.

Sobre a Toctao

O Grupo Toctao atua em diferentes setores da engenharia – Prestação de Serviços de Construção, Energia, Concessão de Saneamento, Urbanismo, Incorporação Imobiliária e Soluções Financeiras. Seus projetos são desenvolvidos a partir de sistemas gerenciais modernos, aliando conhecimento técnico, planejamento e pesquisa, buscando sempre chegar a soluções construtivas sustentáveis, eficientes e inovadoras. O grupo tem como missão atuar de forma ética com responsabilidade social e ambiental, seja na indústria da construção, nos negócios desenvolvidos ou nas empresas coligadas. A empresa possui certificações como o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, desde 2001; SiAC/PBQP-H, nível A norma de qualidade voltada especificamente para construtoras; Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001: 2004 e Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho OHSAS 18001: 2007. Traz em seu portfólio prêmios importantes como o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade 2016, o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente 2016, o Troféu Construir Mais 2016 – Prêmio Sinduscon-GO de Boas Práticas, o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2015 e 2013, o Prêmio ECO 2007, da Câmara Americana de Comércio (Amcham) entre outros.