Empreendedorismo

Como implementar um programa de compliance?

Fonte - Pequenas Empresas & Grandes Negócios
28/06/17 10:34
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A cultura do compliance é uma questão de decisão, liderança e comprometimento de toda a organização, independentemente do porte

Não é novidade que o tema compliance ganhou força nas organizações e na sociedade depois da deflagração da operação Lava-Jato, de outros escândalos similares e da vigência da Lei Anticorrupção.

É sabido, também, que as empresas envolvidas em atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira estão sob uma legislação muito mais rigorosa perante o judiciário. Levando em conta que muitas PME concorrem a licitações de grandes empresas, esse assunto também vem impactando na avaliação e na revisão dos processos internos das pequenas e médias, com o objetivo de prevenir as fraudes e torná-las, de fato, competitivas - não a qualquer custo, mas de forma ética e íntegra.

Cada vez mais são exigidos mecanismos de proteção e integridade na hora de contratar os serviços. Para estarem resguardadas, a implementação de um código de conduta e ética é a premissa para assegurar que as práticas sejam íntegras. Outras iniciativas também têm sido adotadas por empresas contratantes. Com o objetivo de aprimorar e levar informação à cadeia de fornecimento, as companhias têm investido em programas de mentoria, que mostram os caminhos para a estruturação dos seus mecanismos de governança ética.

A cultura do compliance é uma questão de decisão, liderança e comprometimento de toda a organização, independentemente do porte. E, para as pequenas e médias, não implica grandes custos. As declarações de boas intenções precisam sair do papel e passar definitivamente para as atitudes.

Alguns pontos são importantes ao implementar um programa de integridade robusto:

1. comprometimento da liderança da organização;
2. implementação de um Código de Conduta Ética simples, mas eficaz, com medidas e regras claras;
3. comunicação com todos os públicos, de forma transparente e efetiva;
4. análise contínua dos riscos para os negócios envolvendo  fornecedores, contratos, relacionamento com o cliente etc;
5. definição de ações para a mitigação de riscos e tratamento dos desvios identificados. Por exemplo, se ocorre alguma denúncia, qual a condução?

O fato é que a transparência, a ética e o compliance são um caminho sem volta, influenciando cada vez mais a reputação da empresa. A reputação, por sua vez, é a base para a confiança. E esta é um dos pilares da competitividade e sobrevivência empresarial.

Esteja em conformidade com a legislação. O seu negócio e a sociedade agradecem.

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