Mercado de orgânicos cresce em 20% em 2016

Fonte - Pequenas Empresas & Grandes Negócios
01/02/17 11:00

Segmento teve faturamento estimado de R$ 3 bilhões

O mercado nacional de orgânicos cresceu 20% em 2016, com faturamento estimado de R$ 3 bilhões, informou na última terça-feira (31), em nota, o Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), com base nos dados disponíveis sobre vendas no varejo e produção orgânica.

Ainda conforme o conselho, o faturamento foi menor ante 2015, em razão da crise econômica. Em relação às exportações, 54 empresas associadas ao Organics Brasil – projeto de estímulo às exportações do segmento – encerraram 2016 com US$ 145 milhões em vendas externas, valor 9,5% menor ante o projetado, consequência da oscilação do câmbio. “As exportações em quantidade, porém, foram 15% maiores”, comentou o conselho.

Para 2017, a expectativa é crescer 10% nos embarques externos. “A expectativa para 2017 é melhorar o ambiente de consumo no Brasil, apesar a retomada lenta da economia. O setor de bem-estar propicia os orgânicos, como demonstra o aumento de feiras locais (mais de 600) e o aumento de oferta de produtos nos supermercados e empórios em todo o País”, explica o diretor do Organis e do Organics Brasil, Ming Liu.