Estilo de Vida

Passeio das Águas Shopping recebe evento para incentivar o aleitamento materno

Fonte - Assessoria de Comunicação
04/08/17 16:14
724

Acontece no próximo sábado, dia 05 de agosto, das 10h às 22h, no Passeio das Águas Shopping, uma ação educativa em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno

 Parte do “Agosto Dourado” o evento, idealizado pela Sociedade Goiana de Pediatria, é aberto ao público e reunirá mais de 30 pediatras para orientar e estimular atuais e futuras mães sobre a importância da amamentação.

Mais de 5 mil pessoas são esperadas no evento, que tem na programação palestras,  rodas de conversas, simulações e trocas de experiências entre os participantes. Médicos também aproveitarão o espaço para abordar outros temas relevantes relacionados à maternidade, como a necessidade de um pediatra treinado em reanimação na sala de parto e a importância da consulta com esses especialistas ainda na gestação.
 
“A nossa proposta é mostrar como os pais podem oferecer o melhor ao seu filho antes mesmo dele nascer. A influência de atitudes como a amamentação é fator fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê”, explica a pediatra Simone Ramos, coordenadora do Departamento de Aleitamento Materno da SGP. A médica também ressalta que o interesse em buscar conhecimento sobre o aleitamento materno não deve ser atitude apenas da mulher. “Os homens podem e devem buscar informações a fim de ajudar a parceira a compreender a real necessidade de amamentar corretamente. O que está em jogo é a vida de um bebê e a responsabilidade por ela deve ser dos dois”.
 
Números sobre a amamentação
Atualmente, 41% das mulheres brasileiras dão o leite como único alimento ao bebê até os seis meses, conforme um estudo da revista médica inglesa The Lancet. Esse número coloca o Brasil a frente de outros países, como Estados Unidos e China. No entanto, A OMS (Organização Mundial da Saúde) o considera baixo, uma vez que o índice ideal seria de 90% a 100%. Outro dado que chama a atenção, segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), diz respeito à recomendação da amamentação prolongada, realizada até os dois anos ou mais. No Brasil, apenas 25% das crianças são privilegiadas com a prática.
 
Benefícios do aleitamento materno
A amamentação é um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, com grandes vantagens para ambos. O leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.
 
Para a criança também há ganhos. Protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.

Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Esqueceu sua senha?
Cadastro Login
Acesse com sua rede social
ou
Um e-mail de confirmação chegará em sua caixa de entrada
Cadastrar Login
Cadastrar