Faciest empossa presidente e 1º Diretoria da Entidade

Rubens Fileti assumiu a presidência da nova federação em evento realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Publicado por Comunicação em 03 de setembro de 2021

Aconteceu nesta última quinta-feira (02), a cerimônia de posse da primeira diretoria da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest). O evento foi realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

Fileti, que já lidera a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), é o presidente da primeira diretoria da Federação.  Na cerimônia, assumiram cerca de 50 diretores que ficarão na direção durante o triênio de 2021-2023.

A criação da nova federação vem sendo elaborada há cerca de dois anos e visa construir um diálogo entre os diversos espaços do setor produtivo com o poder público. “Quando tomamos a decisão de criar uma federação para apoiar essas entidades, automaticamente potencializamos a interlocução entre todos os Poderes”, diz o presidente.

Fileti complementa dizendo que “nós estamos crescendo novamente, a economia está caminhando, mas vamos dar um salto grande se estivermos um pouco mais organizados, oferecendo esses produtos para os empresários que estão na ponta.”

Autoridades marcaram presença

O evento reuniu autoridades dos três poderes, além de representantes de entidades de todo o Estado. Estiveram presentes o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), os deputados federais Vitor Hugo (PSL-GO), Delegado Waldir (PSL), Glaustin da Fokus (PSC).

Estiveram presentes também à solenidade no Centro Cultural Oscar Niemeyer a vice-presidente da regional 5 (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Estado de Goiás – ABIH-GO), Vanessa Pires; o presidente do conselho deliberativo da Faciest, Cesmar Moura de Oliveira; os deputados estaduais Coronel Adailton e Virmondes Cruvinel; o desembargador do Tribunal de Justiça, Anderson Máximo e o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), o prefeito de Goianira Carlão da Fox.

Ainda marcaram presença o superintendente da Sudeco, Nelson Vieira Fraga; o presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), Euclides Barbo; o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO), Luís Alberto Pereira; os vereadores de Goiânia Anselmo Pereira, Leandro Sena, Paulo Henrique da Farmácia e Aava Santiago; além dos presidentes Fabrício Amaral (Goiás Turismo) e Rivael Aguiar (GoiásFomento).

Um novo olhar sobre o associativismo

O presidente da Faciest, Rubens Fileti, projeta estar em pelo menos 70% dos municípios goianos nos próximos 12 meses. Durante seu discurso, ele ressaltou os números da organização, que representa aproximadamente 150 mil empresas entre microempreendedores individuais, pequenos, médios e grandes empreendimentos que somam  cerca de 70% do Produto Interno Bruno (PIB) de Goiás.

Na ocasião, o presidente pontuou que não são os números que fazem a Faciest, “mas a credibilidade. Temos associações que representam de fato e direito as principais empresas”, explicou. Momentos depois acrescentou seu compromisso para que sua gestão seja coletiva, democrática e não excludente, tendo como alicerce a ética, lealdade e respeito a todos os membros.

O novo corpo diretivo da Faciest Goiás pretende focar o trabalho no empresariado e em acelerar a retomada econômica em Goiás no período de pós-pandemia de Covid-19, com ações que proporcionem uma curva ascendente de vendas e recuperação de postos de emprego, sobretudo nas áreas com maior lentidão no processo de retorno.

A entidade tem como membros em sua diretoria diversas associações de várias partes do Estado de Goiás como a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Associação Comercial, Industrial de Anápolis (Acia), Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado De Goiás (Ahpaceg), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Trindade (Aciat), Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag), Associação Goiana de Supermercados (Agos), Associação dos Lojistas do Flamboyant Shopping Center (Aslof), Associação Empresarial da Região da 44 (AER 44), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado De Goiás (Abih-GO), entres outras 30 entidades.