Home office: saiba mais sobre as vantagens e desafios para as empresas
Publicado por Comunicação em 04 de abril de 2022
A modalidade de trabalho em home office traz a carga valorativa da mudança de cultura organizacional inovadora, que passa, cada dia mais, a valorizar a qualidade de vida de seus colaboradores.
O home office, em seu sentido literal, significa “escritório em casa”, o que para o funcionário traz as vantagens de não ser necessário se deslocar até a empresa para a qual trabalha. Mas e para a empresa, quais são os benefícios do home office?
Conhecida como o trabalho do futuro e, apesar do sentido literal, o home office não significa apenas que o trabalho é realizado na casa do colaborador, mas sim, em um local alternativo ao escritório da empresa, como: hotéis, aeroportos, cafeterias, entre outros.
Home office também é conhecido como trabalho remoto, trabalho à distância e trabalho portátil e traz a carga valorativa da mudança de cultura organizacional inovadora, que passa, cada dia mais, a valorizar a qualidade de vida de seus colaboradores.
Benefícios do home office para a empresa
Com o home office, empresas e funcionários podem se beneficiar da modalidade. Já que para a empresa, a flexibilização resulta em maior produtividade nas atividades e redução de custos, sem queda na qualidade.
Dentre os outros benefícios do home office estão:
- Economia com encargos sociais;
- Oferecimento de produtos e serviços melhores e com custos reduzidos;
- Vantagens fiscais;
- Otimização de suas atividades;
- Retenção de talentos, afinal o home office faz parte do pacote de benefícios da empresa;
- Maior produtividade com a redução de interrupções no trabalho;
- Redução de desperdícios de recursos;
- Contratação de especialistas e talentos sem a preocupação da distância;
- Leis trabalhistas mais estruturadas.
Esses são apenas alguns dos benefícios do home office para a empresa. E os desafios do home office para as empresas? A especialista da JLL, eu seu artigo ao RH Portal, abordou três desafios e dicas de como superá-los.
- Tecnologia
A tecnologia tem papel fundamental no trabalho à distância. Os colaboradores precisam de equipamentos, conexão de qualidade à internet, ferramentas seguras (de comunicação, de compartilhamento e armazenamento de arquivos) e treinamentos para aprender a usá-las. Afinal, uma tecnologia que pode parecer muito simples e amigável para uma pessoa pode ser difícil para outra.
Dica: é necessário fazer investimentos em tecnologia e em ferramentas adequadas para a adaptação total ao novo modelo de trabalho. “O ideal é que o foco não seja em custos, mas em proporcionar uma experiência completa e confortável para todos os colaboradores. Sem tecnologia robusta, o trabalho remoto é prejudicado”, diz Roberta.
- Liderança à distância
Nem todos os gestores gostam ou conseguem exercer a liderança à distância. Muitos precisam ver sua equipe desempenhando sua função no escritório para se sentirem confortáveis. No entanto, presença física não é sinônimo de produtividade.
Dica: é hora de os líderes repensarem sua forma de atuar e de aproximar as pessoas. “Para ter uma equipe motivada e produtiva, é importante se empenhar na construção de relacionamento, de confiança, de conexão entre as pessoas”, indica.
- Adaptação dos colaboradores
Assim como gestores podem ter dificuldade em exercer a liderança à distância, alguns colaboradores também podem demorar para se adaptar a exercer suas tarefas em casa. Seja pela falta de uma área de trabalho adequada, por conta de ruídos, pela presença da família, tarefas domésticas, enfim, as distrações são muitas.
Dica: em um primeiro momento, é natural que as pessoas se desestruturem um pouco com a mudança, o que pode afetar o rendimento. Mas há uma curva de aprendizado e, em geral, é questão de tempo para que elas se adaptem ao novo ambiente e passem a trabalhar de forma eficiente. “Cabe dar atenção especial e entender as necessidades de cada um da equipe, na medida do possível”, declara Roberta.
Por: Rhaissa Silva
Com informações do RH Portal