ACIEG celebra 88 anos e expande apoio ao empresariado

Publicado por Comunicação em 06 de janeiro de 2025

Associação reestruturou e criou novas câmaras setoriais para 2025 e pretende ainda intensificar as ações contempladas no Pacto Global. Presidente destaca missão de defesa e fomento ao setor produtivo no estado: “missão segue mais forte do que nunca”

 

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG) completa, nesta segunda-feira (06), 88 anos de existência e pretende expandir ao apoio ao empresariado no estado. A instituição, marcada pela defesa e fomento ao empreendedorismo goiano, ganhou destaque nacional e internacional pela realização da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) – responsável pela prospecção de R$500 milhões em negócios – em 2024.

Para 2025, a ACIEG realizou uma reestruturação e criação de novas câmaras setoriais (Governança Corporativa e Reforma Tributária), com foco na expansão do apoio ao empresariado de Goiás. “Nossa missão de defesa e fomento ao setor produtivo segue mais forte do que nunca”, assegura o presidente da Acieg, Rubens Fileti.

Com uma estrutura composta por 50 diretorias, a associação realiza mais de 8 mil atendimentos por ano. Tais iniciativas vão desde desburocratização de processos até a oferta de diversos serviços e benefícios para empreendedoras e empreendedores de Goiás.

“O aniversário da ACIEG, para nós, é mais do que uma celebração dessa história tão rica. É um convite para olharmos para o futuro de Goiás com otimismo e determinação. Nosso objetivo maior é garantir destaque para nosso estado, como uma referência econômica e empresarial no Brasil”, disse Rubens Fileti.

Pacto Global
No último ano, a ACIEG tornou-se a primeira entidade goiana a aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que reforça seu compromisso com a sustentabilidade, os direitos humanos e o desenvolvimento responsável.

Uma das ações em andamento na Acieg, diretamente ligada ao Pacto Global, é a alteração da fonte de energia, em sua sede, para uma fonte limpa e sustentável. A iniciativa, em consonância com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, está diretamente ligada à plataforma de Ação Sobre o Clima. “Essa plataforma da ONU foi criada para impulsionar compromissos e ações concretas de diversos setores em direção à redução de emissões de gases de efeito estufa”, explica a diretora da ACIEG, Paola Monteiro.

A plataforma de Ação Sobre o Clima da ONU é um fórum global que discute questões relacionadas ao clima. O objetivo é reduzir a emissão de gases de efeito estufa, promover a transição para fontes de energia renováveis e o engajamento corporativo na ação climática, manter alinhamento com o Acordo de Paris e inspirar outras organizações a seguir o caminho da sustentabilidade.