Acieg celebra conquistas de 2024 e projeta 2025 como desafiador

Publicado por Comunicação em 12 de dezembro de 2024

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) reuniu diretores nesta quinta-feira (12) para celebrar as realizações de 2024 e projetar desafios para 2025. Durante o encontro, que marcou a 20ª reunião de diretoria, também foram empossados novos presidentes das Câmaras Setoriais.

Para o presidente Rubens Fileti, uma das principais conquistas deste ano está ligada à retomada da Feira Internacional de Comércio Exterior (Ficomex), um projeto que não ocorria há mais de duas décadas. Para Rubens, apesar de um cenário marcado por incertezas e desafios, especialmente na gestão pública de Goiânia, a diretoria demonstrou competência ao entregar resultados significativos. 

“Celebramos o que foi entregue e também aprendemos com os projetos que precisam de amadurecimento para o futuro. Tivemos avanços importantes em políticas públicas, missões empresariais, estudos de mercado e almoços de negócios. O saldo é positivo, e a Ficomex foi um marco para a Acieg”, celebrou o presidente.

Fileti também pontuou que  para 2025  a Ficomex ganha corpo a partir do fortalecimento das câmaras setoriais, como a voltada à reforma tributária. 

Para o vice-presidente Allan Máximo, 2024 foi um ano de resultados expressivos, com a Acieg ampliando sua atuação em capacitação empresarial e network. “A Acieg tem sido protagonista na governança e no diálogo com gestores públicos, contribuindo de forma propositiva para o desenvolvimento de Goiânia e do estado”, destacou Máximo ao lembrar ainda da eleição do empresário Sandro Mabel (UB) como uma oportunidade para avanços em 2025. 

Presidente da Acieg, Rubens Fileti. (Foto: Divulgação)

Presidente da Acieg, Rubens Fileti. (Foto: Divulgação)

Câmaras Setoriais

Os novos presidentes das câmaras de Gente e Gestão e de Governança, Milton Marinho e Ronaldo Guedes, também compartilharam suas expectativas. Milton ressaltou o papel transformador da Acieg ao promover debates e oferecer benefícios práticos aos associados. “Os encontros mensais e os temas discutidos nos ajudam a não apenas dialogar, mas transformar”, afirmou.

Já Guedes, destacou o avanço nas melhores práticas de gestão e governança em 2024 e revelou planos para disseminar ainda mais essas práticas em 2025. “Dados mostram que menos de 10% das empresas possuem processos maduros de governança. Nossa missão será ampliar esse número e fortalecer o empresariado goiano”, concluiu.

Os presidentes que permanecem no cargo para 2025 também falaram sobre os desafios. Para a presidente da Câmara de Meio Ambiente Danielle Limiro, a associação está muito ativa no mercado internacional, e isso tem proporcionado um maior engajamento e networking de empresários com o mundo.  

“A missão empresarial a Barcelona e Portugal foi uma oportunidade valiosa de estabelecer contatos e avançar em parcerias internacionais,” destacou Limiro. Para 2025, a expectativa é que a câmara possa desenvolver projetos como certificações ESG, energias renováveis e créditos de carbono. “Empresas que não se adequam ficarão fora do mercado, e estamos aqui para ajudar o empresariado a transformar ações em oportunidades,” concluiu.

Para o presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação, Juliano Guimaraes,  a realização da Ficomex tornou-se um  divisor de águas. “Com mais de 50 embaixadas e sete estados presentes, o evento mostrou a força do comércio internacional para a economia goiana. Este foi um ano marcante e essencial para estruturarmos câmaras setoriais de forma mais consistente,” afirmou Guimarães. 

“A Acieg está cada vez mais relevante para o empresariado goiano e estamos prontos para entregar ainda mais em 2025,” celebrou.

Confira a lista dos novos presidentes de câmara por setor: 

– Agronegócio – Agostinho Pedrosa

– Apoio à empresa em crise (CAEC) – Filipe Denki

– Assuntos legislativos – Giuliano Miotto 

– Comércio – José Reginaldo

– Comex – Getúlio Silva Ferreira de Faria

– Educação – Carlos André Pereira Nunes

– Gente e gestão – Milton Marinho

– Governança corporativa – Ronaldo Guedes

– Meio ambiente – Danielle Fernandes Limiro

– Moda – Ivana Menezes-

– Mulher – Priscila Maura de Carvalho Resende

– Políticas públicas e relações governamentais – Allan Máximo

– Reforma tributária – Alexandre Limiro

– Responsabilidade social e sustentabilidade – Paulo Miranda

– Saúde – Haikal Yaspers Helou

– Segurança – Cel. Henrikson de Souza Lima

– Serviços – Leonardo Moreira

– TI e inovação – Juliano Rescalla Sabbag Guimarães

– Turismo e eventos – Leonardo Mundim

Lucas Almeida

Comunicação Acieg