Acieg cobra ajuste na reforma tributária do governo federal

Publicado por Comunicação em 31 de julho de 2023

Em reunião com Geraldo Alckmin, Rubens Fileti pediu incentivo à pesquisa e investimentos na infraestrutura; recebeu compromisso do governo federal

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), Rubens Fileti, apresentou várias demandas do setor produtivo para o vice-presidente da República, Ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e o Ministro da Agricultura, Carlos Favaro.

A apresentação das demandas aconteceu durante o evento com autoridades do Governo Federal e o Fórum das Entidades Empresariais do Estado.

Para Rubens, o principal ponto de atenção neste momento é a reforma tributária. “Quero falar de uma catástrofe que está prestes a acontecer, que é a inadimplência gigante do Programa Nacional de Apoio às
Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), com inadimplência não tem imposto, sem imposto as micro saem do simples e a reforma vai pegar essas empresas no coração”, pontua Fileti.

Além da reforma tributária, o presidente destacou pontos importantes do aperfeiçoamento de mecanismos de incentivo à pesquisa ao exemplificar a viagem à China feita em parceria com o Governo de Goiás, no mês de junho.

“A China investe muito na base, os professores são muito valorizados. Vemos isso acontecer também aqui em Goiás através do Governador Ronaldo Caiado, mas precisamos de políticas públicas mais sérias vindo da presidência da república promovendo ainda mais uma parceria entre o setor público e o privado para que a gente possa promover ainda mais dentro do setor empresarial ramos de inovação dentro de Goiás”, exemplificou Fileti.

Rubens também cobrou melhorias na parte de logística, ao citar a BR-153 como principal via de acesso de transporte e ainda a celeridade no processo de finalização da ferrovia Norte-Sul que vai contribuir ainda mais para o setor produtivo.

Investimentos

O evento foi articulado pelo senador Jorge Kajuru e aconteceu em um auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), contando com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) e Lucas do Vale (MDB), representando a presidência da Alego.

Na oportunidade o senador Jorge Kajuru após a fala do Presidente da Acieg anunciou uma série de investimentos que serão feitos pelo Governo Federal no estado , dentre eles estão:
– 13 novos aeroportos
– 10 Mil habitações
– 12 rodovias federais

O governador Ronaldo Caiado aproveitou a oportunidade para falar sobre o avanço do agronegócio em Goiás. Ele ainda afirmou que o estado conta com “o código sanitário mais restritivo do mundo, com as regras mais exigentes” para a produção.

“Preservaremos nossos biomas, mas temos direito de termos produtividade nas áreas permitidas”, disse o governador.

O vice-presidente da República Geraldo Alckmin dividiu a mesa com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); o senador e idealizador da reunião, Jorge Kajuru (PSB); e o deputado estadual Lucas do Vale (MDB), que representa o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB). O ministro da Agricultura, Carlos Favaro (PSD), participou de maneira remota.

Por Lucas Almeida
Comunicação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG)