Acieg condecora comandante de missões especiais da PM-GO

A medalha de Honra ao Mérito foi concedida pelo trabalho executado na segurança pública em Goiás

Publicado por Comunicação em 21 de julho de 2021

A Acieg, nesta quarta-feira (21), condecorou o coronel e comandante de missões especiais da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), Henrikson de Souza Lima, com a medalha de ‘Honra ao Mérito’. A honraria foi concedida pela contribuição que Henrikson deu à área de segurança pública.

Durante a solenidade, o comandante apresentou um balanço dos resultados obtidos pelo Comando de Missões Especiais, durante a gestão Caiado. Foram apreendidos 218 veículos, 309 armas, 2.200 munições, 106 explosivos, 5.768 quilos de maconha, 1.339 quilos de cocaína e recapturados 849 foragidos. Lima apresentou os resultados de uma das oito unidades que integram o CME. 

O número de fazendas cadastradas por meio do georreferenciamento aumentou de quatro  para mais de 25 mil. “Esta é a primeira vez que um governador reserva agenda para visitar todas as unidades do CME, o que é,  para nós, um grande reconhecimento”, destaca.

O Comando de Missões Especiais reúne 750 integrantes e é composto por oito unidades. São elas: o Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe), Batalhão de Policiamento Militar de Choque (BPM Choque), Batalhão de Operações Especiais (Bope); Batalhão da Polícia Militar Rural, além da Companhia de Policiamento com Cães (CPcães), Companhia de Policiamento de Choque (CPchoque),  do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) e do Regimento da Polícia Montada.

O CME

O Comando de Missões Especiais (CME) foi criado em 14 de dezembro de 2011, e passou a ser responsável pelo gerenciamento das atividades de Força Tática Especial a serviço da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com subordinação direta ao Comando Geral da PMGO.

Sua missão central consiste no planejamento, coordenação, execução e fiscalização de todas as ações de natureza especial da PMGO. São unidades que além de desempenharem funções comuns, inerentes ao serviço policial militar, também atuam de forma precisa e eficaz em situações específicas. 

O CME é considerado a ferramenta estratégica do Comando Geral da Polícia Militar para atender as missões da Secretaria de Segurança Pública de Goiás. 

Atualmente, o CME possui sete unidades sob seu comando, sendo essas: Regimento de Polícia Montada-RPMont; Grupo de Radiopatrulha Aérea-GRAer; Batalhão de Choque-BPMChoque; Batalhão de Operações Especiais-BOPE; Companhia de Policiamento de Choque – CPChoque; Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos – BEPE; Batalhão de Polícia Militar Rural – BPMRural.

Essas unidades executam, dentro do Estado de Goiás, todas as ações de policiamento especializado e de alta complexidade, auxiliando a Polícia Militar, na salvaguarda, defesa e proteção da segurança e da vida.