Acieg e Sictec dialogam sobre ‘Goiânia Inteligente’

A visita do chefe da pasta municipal buscou angariar parcerias com entidades para obter apoio da iniciativa privada

Publicado por Comunicação em 21 de julho de 2021

Na última terça-feira (20), a equipe da Acieg recebeu a visita do chefe da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), André Rodrigues. A visita buscou apresentar o projeto ‘Goiânia Inteligente’ e construir um diálogo sobre as principais demandas do setor produtivo goianiense com relação à tecnologia e eficiência estrutural. 

O secretário foi recebido pelo presidente da Acieg, Rubens Fileti, junto com o vice-presidente, Thiago Falbo, e o primeiro secretário, Yuri Augustus. 

Inovação e Tecnologia

O chefe da pasta municipal destacou o empenho da atual administração pública em trazer inovação, tecnologia e ciência como o “prisma principal para a cidade de Goiânia”.

Durante o encontro, Rodrigues apresentou o programa que está em processo de verticalização e finalização intitulado “Goiânia Inteligente” , que consiste em seis etapas de implementação de políticas públicas, tanto em âmbito estrutural, quanto em infraestrutura para o município.     

O secretário definiu a primeira etapa que consiste em uma abertura de edital para a iniciativa privada com a pretensão de buscar uma parceria público-privada (PPP). Essas empresas devem apresentar soluções para os problemas de infraestrutura da capital, como, por exemplo, iluminação ou conectividade, entre outras áreas. 

As etapas conseguintes foram a construção de um estudo interno de recursos tecnológicos para entender o que poderia ser aproveitado em conhecimento para dar maior eficiência aos serviços públicos. 

O uso de aplicativos (apps) e conectividade foi outra etapa abordada, considerada de grande importância para dar eficiência à construção tecnológica do serviço do poder público. 

Fomentar parcerias e abrir diálogo com o setor privado e ao associativismo também foram apresentados como etapas importantes para entender as complexidades estruturais que o setor produtivo enfrenta no dia a dia na capital goiana. 

Campo Fértil 

Este programa é uma das vértebras apresentadas pela Sictec com intuito de construir uma competitividade local para atrair iniciativas e complexos industriais de alta tecnologia e ambientalmente sustentável. 

O atual prefeito de Goiânia tem destacado ao longo de conversas com entidades, como a Acieg, o intuito de revitalizar e modernizar a cidade para as tendências do mercado para este nicho. “O Rogério [Cruz] tem buscado dar ênfase na importância de aproveitar o espaço estratégico da capital e no seu potencial para atrair o futuro”, pondera o secretário.