Acieg fecha parceria com o Programa Mais Crédito

Entidade e poder público estadual articularam parceria em inauguração de sede do Programa

Publicado por Comunicação em 15 de abril de 2021

Na última quarta-feira (14/04) o presidente da Acieg, Rubens Fileti, e o coordenador da Câmara de Conciliação e Mediação da Acieg (CAM), Renan Martins, se reuniram com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o titular da  Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), José Vitti, para a inauguração da sede do Programa Mais Crédito. 

A sede foi inaugurada na Av. Anhanguera e passará a receber micro, pequenos e médios empreendedores de forma presencial mediante agendamento prévio. Serão oferecidos serviços gratuitos do programa, como informações sobre linhas de crédito, consulta e negociação de débitos, consultoria financeira, auxílio para abertura de microempreendedor individual (MEI), câmara de conciliação, além de oficinas voltadas para empreendedorismo e negócios.

Parceria entre CAM Acieg e o programa

Outra novidade é a retomada da parceria entre a Câmara de Arbitragem e Mediação (CAM – Acieg) e a Secretaria de Estado da Retomada, que agora conta também com o apoio do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-GO). 

A proposta é mediar dividendos do programa estadual Programa Mais Crédito, Mais Empregos. A nova edição tem como missão apoiar pequenos e médios empresários para o destravamento de débitos, por meio de negociação de dívidas.

A nova rodada de atendimentos foi motivada pelo sucesso da primeira, que aconteceu em setembro do ano passado. Foram realizados mais de 2.500 atendimentos na Acieg, em que pequenos e médios negócios, negociaram soluções extrajudiciais com credores por intermédio de conciliadores voluntários, sugeridos pela entidade. 

“Após o sucesso da primeira edição e a alta procura por empreendedores que buscam novas linhas de crédito para incrementar e recuperar o seus negócios, articulamos uma nova proposta, mais robusta e completa”, conta o diretor da Acieg e coordenador da CAM-Acieg, Renan Martins. 

Renan conta que uma das pautas mais discutidas pela entidade e que contou com o apoio da pasta de Retomada é a transformação da proposta de uma nova edição em uma parceria permanente, principalmente aos desafios impostos pela pandemia da covid-19 ao setor produtivo goiano. 

O diretor da Acieg aponta a iniciativa como única em todo o país. Ressaltou ainda a importância que entidade tem no associativismo empresarial no Estado de Goiás. 

Peame

Outro destaque foi a liberalização de créditos a taxa de juros zero do Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame). A proposta foi lançada em março deste ano. A linha de crédito conta com recursos de R$ 112 milhões para micro e pequenos empreendimentos que não demitirem funcionários. 

De acordo com a pasta estadual de Indústria e Serviços, em torno de 7 mil negócios solicitaram avaliação para obter empréstimos. Para solicitar o crédito o empreendedor deve passar por uma avaliação na agência goiana Goiás Fomento.

Mais Crédito

O Mais Crédito é realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Goiás (Acieg), Secretaria da Retomada, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), GoiásFomento, Sebrae, Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), e plataforma de permutas multilaterais XporY.