ACIEG lança Câmara de Cidades Inteligentes e apresenta projetos para 2025

Publicado por QTC One em 28 de janeiro de 2025

Reunião das Câmaras Setoriais apresentou eventos previstos para o primeiro e o segundo semestres, como a 4ª edição da FICOMEX e um fórum sobre Reforma Tributária

A primeira reunião de 2025 das Câmaras Setoriais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG) foi realizada nesta segunda-feira (27), no Setor Marista, em Goiânia. Durante o evento, foram abordadas as ações e projetos que têm prioridade para este ano, além de ter sido apresentada a recém-criada Câmara de Cidades Inteligentes. 

 O presidente da ACIEG, Rubens Fileti, reforçou a importância de fazer o alinhamento dos projetos entre todas as câmaras, promovendo o auxílio mútuo entre elas com o intuito de oferecer soluções para o dia a dia dos empresários. “As câmaras são setoriais para segmentar tudo aquilo em que somos especialistas. Nada melhor do que quem vivencia esses assuntos para abordá-los.  Por isso, a função de cada uma delas é extremamente importante para conseguirmos aproximar entidades, associados, setor público e setor privado”, salientou. 

Segundo o presidente, “as demandas vêm, muitas vezes, dos empresários que estão na ponta e a obrigação da ACIEG é ser o elo para que esses pedidos sejam atendidos pelo poder público, beneficiando cada vez mais associados”. Nesse sentido, tem especial relevância o apoio demonstrado durante o evento pelo titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Goiânia, Diogo Franco. “A Secretaria envolve e apoia todo o setor produtivo e está à disposição para atender as demandas da ACIEG”, afirmou o secretário. 

 

Cidades Inteligentes

A mais recente câmara setorial criada pela ACIEG trata de um tema atual e de grande impacto para toda a população: cidades inteligentes. Segundo a sua presidente, Paola Monteiro, o objetivo é abrir a discussão dessa filosofia de planejamento de cidades para Goiânia e todos os municípios de Goiás. “Quando falamos em cidades inteligentes, muitos pensam em tecnologia e mecanismos de controle, como câmeras de monitoramento e alarmes, mas o tema é bem mais amplo do que isso”, salientou. 

Por essa razão, Paola Monteiro declarou que a câmara vai atuar para trazer à tona uma discussão sobre governança para cidades inteligentes, envolvendo o estado, os municípios e os representantes de setores, para melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados à população, fomentando o bem-estar social. “Vamos trabalhar dentro do conceito conhecido como quádrupla hélice, que implica num trabalho conjunto de setor produtivo, governo, universidades e sociedade civil”, detalhou.

 

Projetos

Um dos destaques de Fileti é a importância de que os presidentes das câmaras trabalhem para que todas sejam cada vez mais reconhecidas como referência em seus respectivos temas, gerando mais autoridade, conexões e negócios para Goiás. “O nosso compromisso é para que todos os projetos anunciados sejam entregues e tenham qualidade, beneficiando os empresários”, ressaltou.

Durante a reunião, os responsáveis apresentaram suas composições, objetivos e projetos. Confira alguns deles:

Agostinho Pedrosa (Agronegócio): sucessão familiar sustentável.

Carlos André Nunes (Educação): criação de um Clube do Livro e aumentar o número de empresas educacionais na ACIEG.

Danielle Limiro (Meio Ambiente): criação de um ecossistema para negócios sustentáveis, com ideias que contribuam para o movimento de descarbonização das empresas. 

Filipe Denki (Apoio à Empresa em Crise): projeto SOS Empresa, para auxiliar as empresas com ações que previnam falência e recuperação judicial.

Alexandre Limiro (Reforma Tributária): abordar junto aos empresários o impacto da nova carga tributária e orientar como estruturar preços e contratos dentro desse contexto. 

 

Eventos 

Entre os eventos organizados pelas que contam com organização das Câmaras neste ano, destaca-se a 4ª Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX), com Getúlio de Faria (Comércio Exterior), em setembro. 

Além disso, há projetos para a realização ainda no primeiro semestre de um fórum sobre Reforma Tributária, com Giuliano Miotto (Assuntos Legislativos), um evento sobre políticas públicas, encabeçado por Allan Máximo (Políticas Públicas e Relações Governamentais), e campanhas de corrida de rua e doação de sangue, de Paulo Miranda (Responsabilidade Social e Sustentabilidade). No total, são 21 câmaras que impactam todo o setor produtivo de Goiás.