Acieg participa do lançamento da Semana de Moda Goiana – AMARÊ FASHION

Publicado por Comunicação em 03 de maio de 2022

Na manhã desta terça-feira (03), a vice-presidente da Acieg, Marisa Carneiro, representou a presidência da Acieg no evento de lançamento da Semana da Moda Goiana.

AMARÊ (amarelo + ipê) FASHION – Semana da Moda Goiana, é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sistema Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio GO), e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vem para movimentar os negócios do setor e a indústria criativa em Goiás.

A Prefeitura de Jaraguá apresentou a retomada das atividades das confecções de Jaraguá, com o apoio dos serviços de consultoria, capacitações, dentre outros, oferecidos pelo Sebrae para as empresas do setor instaladas no município. Jaraguá abriga cerca de 600 empresas de confecções e facções, que geram aproximadamente 8.500 empregos e produzem 36 milhões de peças por ano.

Com uma programação de cerca de 40 horas de atividades, AMARÊ FASHION – Semana da Moda Goiana será realizada no período de 31/8 a 3/9/22, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O público estimado é de 12.450 pessoas. Os organizadores preparam desfiles, exposições, rodadas de negócios, arte, gastronomia, música e entretenimento para que os participantes possam se atualizar com informações, ampliar suas redes e fazer negócios durante o evento.

Uma programação especial vai acontecer nos meses que antecedem a AMARÊ FASHION, com uma agenda de oito encontros em cidades goianas e dez encontros virtuais (webinars), para confeccionistas e demais profissionais do setor.

Trata-se de um trabalho em parceria com as entidades empresariais e o setor produtivo para fortalecer os pequenos negócios da moda goiana, e apresentar o Estado de Goiás como importante polo criador de moda no Brasil, que contará com a participação de empreendedores, empresários, profissionais, pesquisadores e artistas da moda e da indústria criativa.

O artista Selon assina o conceito visual e artístico da campanha AMARÊ FASHION, com destaque para os ipês amarelos, típicos do cerrado, para ilustrar o material.

O trabalho vem carregado de referências, ao mesmo tempo regionais e cosmopolitas, traduzidas em grafismos e fortalece Goiás como referência em design de moda com potencial criativo, cultural, produtivo e de geração de negócios.

Selon tem 37 anos, nasceu em Catalão (GO) e reside em São Paulo desde 2020. Desenvolve murais e intervenções urbanas; faz exposições individuais e coletivas; participou de salões de arte e pintou murais em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Brasília, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina entre outros estados.

Confecções em GOIÁS:

– Total de confecções em Goiás: 23.977 (confecções têxteis, moda íntima e calçados), sendo:

– 15.521 microempreendedores individuais (MEI);

– 7.621 microempresas (ME),

– 665 empresas de pequeno porte (EPP),

– 160 grandes e médias empresas,

– 10 empresas sem fins lucrativos.

Números das confecções em JARAGUÁ:

– Total de empresas de confecções instaladas no município: mais de 600 empresas.

– Total de empregos gerados pelas confecções no município: cerca de 8.500 vagas nas confecções e facções do município.

– Total de peças produzidas pelas confecções no município: cerca de 36 milhões de peças/ano.

– Principais mercados que compram das confecções de Jaraguá: todos os Estados das Regiões Centro-Oeste; Norte e Nordeste; e DF.

Serviços do Sebrae Goiás para as confecções de Jaraguá: cursos, oficinas, consultorias, orientações, missões, rodada de negócios e desenvolvimento do polo local para 10ª edição da Expo Fashion Jaraguá, agendada para acontecer em agosto/22, uma grande ação de acesso a mercado, bem como ampliação da divulgação das marcas jaraguenses.

Programação que antecede a AMARÊ FASHION – Semana da Moda Goiana

– Total de encontros e os municípios: oito encontros presenciais na Capital e interior.

– Total de webinars: 10 webinars.

AMARÊ FASHION – Semana da Moda Goiana

– Expectativa de público: cerca de 12.450 pessoas.

– Total de expositores: 47 expositores.

Programação:

AMARÊ FASHION – Semana da Moda Goiana – de 31/8 a 3/9/22

31 de agosto (4ª Feira)

• 08h: Café da manhã com imprensa, autoridades, convidados, patrocinadores, apoiadores e representantes das marcas de moda participantes do evento.
  • 10h: Visita técnica com o grupo, apresentando todos os espaços e a programação oficial do evento.
  • 19h: Cerimônia oficial de abertura do Amarê Fashion com palestra Magna.

01, 02 e 03 de setembro (5ª, 6ª e sábado, das 14h às 22h30)

• 14h as 22h30 – Realização do Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana
  • Palestras, talks e rodas de conversa, oficinas, atendimentos, consultoria, rodadas de negócios, desfiles, exposições e intervenções artísticas, comercialização de produtos de moda à pronta entrega, entre outros.

03 de setembro (sábado, das 14h às 22h30)

• 21h – Encerramento do Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana com discotecagem do DJ CONVIDADO na Esplanada JK, e intervenções de moda.

– Total de horas de atividades: cerca de 40 horas de atividades, dentre palestras e rodas de conversas.

Fonte: Daniele Floter