Acieg promove debate de Logística Reversa de Embalagens em Goiás

Publicado por Comunicação em 16 de outubro de 2023

A Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) promove nesta semana uma conferência online gratuita que busca discutir a importância da Logística Reversa em Goiás. O objetivo da entidade é fornecer informações essenciais para preparar as empresas para atender às exigências legais e de mercado.

Em 17 de abril de 2023, o Governo do Estado de Goiás implementou o Decreto n° 10.255/2023, que estabelece diretrizes que exigem de todas as empresas produtoras ou comerciantes de embalagens em geral o cadastro obrigatório na base de dados da logística reversa entre 1º e 30 de outubro de 2023.

Para a presidente da Câmara Setorial de ESG da Acieg, Danielle Limiro, o processo abrange o planejamento, implementação e controle do fluxo reverso de produtos, materiais e resíduos, está indo além da conformidade regulatória, tornando-se um instrumento crucial para promover a sustentabilidade, reduzir o desperdício e estimular a economia circular.

“Além disso, o Decreto estabelece metas claras, com as empresas sendo responsáveis por recolher, no mínimo, 22% das embalagens que introduzem no mercado. A fiscalização do cumprimento dessas metas é de responsabilidade do Poder Público, garantindo a efetividade e transparência do processo”, destaca Limiro.

Danielle destaca que a conferência é um convite para todos que estão envolvidos nesse processo, desde o Poder Público, as cooperativas de reciclagem, as indústrias, até todas as empresas e a sociedade civil.

“Juntos, podemos compreender e atuar de forma responsável, visando um futuro mais sustentável e harmonioso para o nosso Estado e as futuras gerações”, finaliza a presidente.

Detalhes do Evento:

Data: 18/10/2023 (Quarta-feira)