ACIEG promove fórum sobre reforma tributária
Publicado por Comunicação em 03 de fevereiro de 2025
Ação será no dia 13 de fevereiro, na sede da associação, em Goiânia; evento contará com duas mesas redondas, além de abertura com participação de importantes lideranças polÃticas
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG) promove no dia 13 de fevereiro, a partir das 17 horas, o Fórum ACIEG sobre a Regulamentação da Reforma Tributária. O evento será no auditório da associação, em Goiânia. O fórum é organizado pelas Câmaras da Reforma Tributária, Assuntos Legislativos, Agronegócio e Comércio.
O evento terá diferentes lideranças polÃticas e empresariais de Goiás, como a presença do deputado federal Zacharias Calil e do secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Goiânia, Diogo Franco. Após a cerimônia de abertura, serão realizadas duas mesas redondas temáticas sobre o impacto da Reforma nos segmentos de Agronegócio e para os setores de Serviços e Varejo.
Programação do evento
O Fórum ACIEG sobre a Regulamentação da Reforma Tributária será no dia 13 de fevereiro, a partir das 17 horas – programação prevista até às 21h30. Inicialmente, a associação prevê um prazo inicial de 30 minutos para credenciamento dos ouvintes e, na sequência, a abertura será realizada.
A primeira mesa redonda será sobre os desdobramentos da reforma tributária no setor do Agronegócio, com horário de realização das 18h30 às 20 horas. Logo na sequência, das 20 às 21h30, os debatedores vão abordar a reforma no contexto dos setores de Serviços e Varejo.
Dentre as participações já confirmadas, estão o especialista em Direito Tributário pela PUC Goiás e presidente da Câmara da Reforma Tributária, Alexandre Limiro; o deputado federal Zacharias Calil; a advogada Talita Pimenta Felix, mestre e doutora em Direito pela PUC SP; a especialista em tributos federais, estaduais e municipais e contadora Michelly de Paula Taveira; e o mestre em Economia pela Unicamp, Angelo de Angelis.
Novas modalidades de imposto
O governo federal sancionou neste ano o primeiro dos projetos que regulamentam a reforma tributária no Brasil. O texto, previamente aprovado no congresso nacional, estabelece as regras para o funcionamento e as cobranças do novo sistema de tributação sobre o consumo.
A partir da reformulação da tributação, o PaÃs passará a ter duas modalidades de tributação. O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) agregará o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS); e o Imposto Seletivo (IS), conhecido também como imposto do pecado – por incidir sobre produtos considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Programação
17 horas – Credenciamento;
17h30 – Apresentação e Menção a autoridades;
17h40 – Abertura do Fórum;
18h30 – Mesa de Debates e Análise dos Impactos da Regulamentação da Reforma Tributária para o Agronegócio;
20h00 – Mesa de Debates e Análise dos Impactos da Regulamentação da Reforma Tributária para o Setor de Serviços e do Varejo;
21h30 – Encerramento.