ACIEG propõe parceria com Sebrae Goiás para FICOMEX
Publicado por Comunicação em 24 de janeiro de 2025
Presidente da ACIEG, Rubens Fileti apresentou nesta sexta-feira (24) relatório da última edição da feira internacional para Antônio Carlos de Souza Lima Neto
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG), Rubens Fileti, apresentou um relatório sobre a última edição da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) ao superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (24) em visita ao Sebrae Goiás. “A expectativa é de termos um grande evento [FICOMEX] em 2025, e esperamos [Sebrae Goiás] estar mais uma vez juntos na feira”, declarou Antônio Carlos.
Rubens detalhou como será a FICOMEX 2025, que neste ano será realizada de 4 a 6 de setembro, no Centro de Cultura e Convenções, em Goiânia. “Somos gratos pelo apoio do Sebrae, esse grande parceiro, principalmente das micro e pequenas empresas que tanto precisam de nosso apoio”, disse o presidente da ACIEG. Fileti destacou que a parceria com o Sebrae foi um sucesso. “Foi um dos estandes mais visitados.”
A ACIEG planeja realizar ações institucionais de divulgação da FICOMEX 2025 em mais duas capitais, além de Goiânia. Agendas na capital federal, Brasília (DF), e em São Paulo (SP) estão em fase adiantada de fechamento e as datas serão divulgadas em breve.
“Essa é uma estratégia para multiplicarmos os resultados da divulgação. A FICOMEX é uma feira que atrai público de todas as regiões do mundo e precisa ser adequadamente publicizada no Brasil”, explicou Fileti. “A feira movimentou, em um levantamento por baixo, cerca de R$500 milhões em novos negócios prospectados”, completou.
FICOMEX em 2024
A última edição foi um resgate da FICOMEX após quase 20 anos de hiato entre realizações. A iniciativa da 50ª Diretoria foi considerada “ousada” pelo próprio presidente Rubens Fileti, mas vingou. Além dos R$500 milhões em novos negócios prospectados, a feira contou com cerca de 15 mil visitantes em dois dias de atividades e cerca de 170 expositores.
Completam os números da edição: mais de 100 reuniões, com a participação de 60 empresas, além de 13 workshops, com média de 80 participantes cada um; 35 palestras e painéis, e a presença de 40 embaixadas e câmaras de comércio exterior.
As atividades da FICOMEX beneficiam empresas e estados de todo o Brasil, mas o objetivo de sua realização é fortalecer ainda mais o comércio exterior nos estados do Consórcio Brasil Central. Ao todo, são sete estados integrantes do consórcio: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal.