Acieg recebe a vereadora Aava Santiago

Publicado por Comunicação em 13 de maio de 2021

Aava apresentou projeto para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social

A Acieg recebeu na tarde desta quinta-feira (13) a vereadora Aava Santiago (PSDB). O encontro foi guiado pelo presidente da entidade, Rubens Fileti, e pelo vice-presidente, Thiago Falbo. A reunião teve como objetivo discutir uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

A vereadora apresentou à associação um programa em fase de construção de cunho social para mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade. A iniciativa visa criar uma rede de apoio para essas mulheres. 

O suporte consiste em dar a elas uma oportunidade de serem reinseridas no mercado de trabalho, principalmente as autônomas e as que foram afetadas pelas restrições da covid-19. O programa pretende buscar parceiros que deem a estas mulheres um espaço de apoio para não sofrerem com ordem de despejo. 

A intenção é de, futuramente, contar com essas empresas parceiras para oferecer espaço  aos produtos produzidos no comércio goianiense para integrá-las ao mercado novamente. 

O presidente Rubens destacou a importância da proposta feita pela vereadora e ambos decidiram marcar um novo encontro para formatarem e alinharem o projeto idealizado. 

Vulnerabilidade feminina

De acordo com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), o município de Goiânia possui em torno de 2 mil mulheres com medida protetiva . Segundo a vereadora Aava Santiago, 600 mulheres que solicitaram proteção judicial estão em situação de alta vulnerabilidade social por perderem sua fonte de renda devido à pandemia da covid-19. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) em orientações para políticas públicas de enfrentamento em tempos pandêmicos, define a mulher como a pessoa social mais suscetível a chegar à zona de fome ou violência doméstica por estar confinada com seu agressor e por ser a primeira a perder postos de trabalhos.  Â