Acieg retorna à China neste mês de novembro para celebrar acordos comerciais iniciados em missão empresarial de junho

Publicado por Comunicação em 01 de novembro de 2023

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) retorna à China neste mês de novembro para celebrar acordos comerciais iniciados durante a missão empresarial realizada em junho. Para o presidente da Acieg, Rubens Fileti, chegou a hora de colher tudo o que a Acieg e os empresários plantaram durante todo esse tempo em contato com o país do oriente.

Além da Acieg, um grupo empresarial formado pelo Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE), como Adial, Faeg, Fieg e OCB, empresários ligados aos setores do Agronegócio, Tecnologia e Automotivo se unirão ao Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), na missão, que contará com uma agenda extensa com governos provinciais chineses entre os dias 3 e 14 de novembro, em nove cidades.

“Estaremos presentes neste importante momento de prospecção. Temos muitas oportunidades para concretizar neste mês. É um plano de ação que o governo elaborou e que estamos apoiando no que compete ao setor privado. Teremos grandes oportunidades”, destaca Fileti ao falar sobre a viagem.

Potencial econômico

Segundo a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC), a China é a principal parceira comercial do Estado de Goiás e respondeu, somente em 2022, por 53% do faturamento goiano com exportações de produtos do agronegócio, o equivalente a 6,2 bilhões de dólares. Ainda de acordo com os dados divulgados, nos primeiros seis meses deste ano, as exportações para aquele país já somam 3,7 bilhões de dólares.

A expectativa do Governo é de que nos próximos dez anos, Goiás tenha potencial para aumentar em cerca de 50% as exportações para a China, segundo levantamento do Centro Empresarial Brasil-China (CEBC).

“Estamos recebendo-os de braços abertos e demonstrando que nosso estado, no centro do país, apresenta maior potencial de crescimento. Goiás hoje cresce no mesmo patamar que a China, com 6,6% do PIB”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Comunicação Acieg

Lucas Almeida