ACIEG traz governos estaduais e embaixadas para a FICOMEX 2025
Publicado por Comunicação em 24 de fevereiro de 2025
Confirmação antecipada de Tocantins e Maranhão representa a consolidação da Feira, que também atrai a atenção de novos países
As iniciativas da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) para expandir a edição de 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) têm apresentado resultados expressivos. Os governos dos estados de Tocantins e Maranhão já confirmaram com antecedência a participação e o convite oficial para o evento já foi entregue a diversas embaixadas.
O presidente da Câmara de Comércio Exterior (COMEX) da ACIEG, Getúlio Faria, avalia que a confirmação antecipada dos governos estaduais “representa a consolidação da Feira como uma grande plataforma de oportunidades para os estados divulgarem suas potencialidades econômicas e atraírem investimentos para empresas de diversos setores”.
Como exemplos de ramos que podem ser impulsionados pelo evento, ele cita agronegócio, mineração, logística, energia, inovação, inteligência artificial, setor ambiental e moda. Somente em 2024, a FICOMEX atingiu meio bilhão de reais em negócios prospectados. “Isso demonstra o impacto do evento na expansão dos negócios dos estados com outros países, gerando empregos, impostos e desenvolvimento”, complementa Faria.
Outros países
Além de governos estaduais, a FICOMEX contempla a participação de outras nações, com a presença de mais de 50 países no ano passado. Para a edição de 2025, a vice-presidente da COMEX, Anna Bastos, já iniciou visitas a embaixadas em Brasília, com reuniões com países como Estados Unidos, Argentina, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Grécia, Singapura, Nepal, República Tcheca, Jordânia, Sri Lanka, Guatemala, El Salvador, Indonésia e Vietnã.
“As embaixadas têm um papel fundamental na FICOMEX, pois representam interesses e oportunidades de negócios internacionais. Além disso, são as principais parceiras do evento para atrair empresas estrangeiras”, ressalta Bastos. Ela destaca que a receptividade de embaixadas e outros parceiros para a edição de 2025 tem sido ainda melhor, como resultado direto do último ano. “Muitas embaixadas que já participaram demonstraram interesse em retornar neste ano e outras que não participaram, mas viram o sucesso, tem nos procurado para fazer parte agora”, celebra.