Banco Central divulga que pix é o segundo meio de pagamento instantâneo mais usado no mundo

Publicado por Comunicação em 20 de abril de 2023

O Banco Central (BC) divulgou na última quarta-feira (19), que o Pix é o segundo meio de pagamento instantâneo mais utilizado no mundo. São 29,2 bilhões de transações em 2022.

Somente a Índia registra mais transferências instantâneas que o Brasil, com um total de 89,5 bilhões de operações. Os dados são da pesquisa Prime Time for Real-Time Report, realizada pelas empresas ACI Worldwide e GlobalData.

A lista apresenta os maiores mercados globais em números de transações, são eles: a China, com 17,6 bilhões de transações (crescimento de 0,9%); a Tailândia, com 16,5 bilhões de transações (crescimento de 63,4%), e a Coreia do Sul, com 8 bilhões de transações (crescimento de 9,6%)

“Ao mostrar um panorama internacional, o trabalho evidencia o quanto o Pix é uma política pública bem-sucedida, e está impactando positivamente a sociedade, trazendo eficiência e redução de custos para o país, e transformando a vida de milhões de pessoas e empresas”, afirmou Mayara Yano, assessora sênior do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central.

Estimativas
A pesquisa estima que nos próximos quatro anos, o número de transações eletrônicas instantâneas subirá de 195 bilhões em 2022 para 511,7 bilhões. Para o mesmo período, os pagamentos instantâneos corresponderão 27,8% de todos os meios de pagamentos eletrônicos mundiais.

O Brasil ficou em quarto lugar na média de transações mensais do Pix por pessoa com mais de 15 anos em 2022. No resultado, cada pessoa fez em média 14,2 operações por Pix a cada mês.

Para 2027, ainda, a previsão é que cada brasileiro com mais de 15 anos deverá fazer, em média, 51,8 operações por Pix a cada mês. Isso deixaria o Brasil na segunda posição, somente atrás do Bahrain, cuja média subirá para 83,3 transferências por habitante no mesmo prazo

Com informações de: Agência Brasil