“Cabe ao Brasil protagonismo no agronegócio mundial”, afirma ex-ministro Roberto Rodrigues, na Ficomex 2024
Publicado por Comunicação em 29 de agosto de 2024
Em palestra proferida na Feira Internacional, ex-ministro da Agricultura falou sobre demanda mundial que precisa ser atendida com uma estratégia de integralização entre o agro e o urbano
O ex-ministro da Agricultura e atual coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, esteve em Goiânia (GO), nesta quinta-feira (29/08), como palestrante da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) e a convite do Sistema Faeg/Senar. Ele destacou, em sua fala, que o Brasil tem condições de assumir o protagonismo no agronegócio mundial. “Estamos sem líderes mundiais. Pouco se fala das atividades do setor de organizações como FAO (Food and Agriculture Organization) e OMC (Organização Mundial de Comércio). Sem liderança, barreiras como segurança alimentar, segurança energética, mudanças climáticas e desigualdade social tomam dimensões enormes”, pontuou.
Durante a palestra, o ex-ministro mostrou dados como da produção brasileira de grãos que, da safra de 1990/91 a 2023/24, cresceu 417% (dados da Conab); no mesmo período, os avanços da produção de carnes no Brasil com crescimento de 116% do segmento bovino nos últimos anos, 345% de suíno e 539% de frango (dados da USDA). Roberto Rodrigues ainda apontou cenários em que a agricultura pode crescer, como no uso em comum da pastagem, em diferentes períodos do ano, para agricultura e pecuária; oportunidades de exportações e destinos para commodities brasileiras. Também ressaltou a força da matriz energética brasileira, com 47,40% de fontes renováveis.
Para atender a demanda mundial, Roberto Rodrigues acredita ser necessário, pelo setor do agronegócio, a elaboração de uma estratégia integral da área rural com a urbana. “Para escoar sua produção, a agricultura precisa da cidade. E os centros urbanos são dependentes da agricultura e pecuária para alimentação e inúmeras atividades profissionais. Por isso, indico que o caminho para crescimento deve passar por novos sistemas integrados de produção e comercialização, que vão levar a mais eficiência e qualidade”, reforçou.
Ficomex 2024
A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, segue com a programação nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. A Feira reúne três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras, rodadas de negócios e workshops sobre as áreas temáticas.
A Ficomex é promovida pela Acieg, por meio de sua Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás e do Consórcio Brasil Central. São patrocinadores da Ficomex: Sicoob Unicentro, Iest Group, Alibaba, Antares Aeroporto, Unimed Goiânia, Porto do Açu, AHL Agro, Lunding Mining, São Salvador Alimentos, OCB-GO, Equatorial Energia, Soluti/Everest, Grupo José Alves, Porto de Suape, Caixa Econômica Federal e Correios – Governo Federal.