Canadá é mercado potencial a ser explorado por empresários goianos

Publicado por Comunicação em 05 de julho de 2024

Palestra realizada na Acieg, preparatória para a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), aponta caminhos e oportunidades para exportação de produtos e serviços de Goiás

O Canadá tem muito interesse em abrir novos mercados junto a Goiás, tanto para exportação, quanto para importação. Essa foi a mensagem principal da palestra realizada na última quinta-feira (04/07), em Goiânia, pela organização da Ficomex 2024 – Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central. A palestra faz parte de uma série de eventos preparatórios para a feira que será realizada em agosto, na capital.

“Estamos aqui, nesta edição, com o Canadá, que é um país pouco falado ainda em Goiás sobre questões de comércio exterior, mas que traz grandes oportunidades para o nosso mercado”, destacou o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fileti. A Acieg, a Federação das Associações (Faciest) e o Governo de Goiás são os realizadores da Ficomex 2024.

Foram convidados como palestrantes e debatedores o empresário Arminio Calonga Júnior, da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC); o conselheiro comercial e econômico, chefe da Seção Comercial da Embaixada do Canadá no Brasil, Stanley Gomes; e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. Eles apontaram direcionamentos aos empresários presentes na palestra sobre oportunidades de negócios e facilidades apresentadas tanto por Goiás, quanto pelo Canadá para a construção de parcerias e comércio bilateral.

“O Canadá tem grandes diferenciais competitivos aos quais os empresários goianos deveriam olhar com mais atenção, como a facilidade para fazer negócios, programas de incentivos, o câmbio favorável e o interesse nas soluções desenvolvidas pelos brasileiros”, apontou Arminio Calonga Júnior, da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). “Hoje, temos um fluxo tanto de chegada, quanto de saída de mercadorias junto ao Brasil, mas há um campo maior a ser explorado, como produtos de alto valor agregado, a exemplo de frutas frescas, indústria farmoquímica, tecnologias e Inteligência Artificial (IA).”

Sobre a gestão tecnológica em Goiás, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou que Goiás está na vanguarda do desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica que podem ampliar as negociações com o Canadá. “Goiás vive um momento de ascensão, com áreas em crescimento econômico associadas à inovação, como as Agritechs e a bioeconomia. Temos ainda muito a oferecer na área de saúde, construção civil, modo e, claro, na Inteligência Artificial”, ressaltou José Frederico.

O chefe da Seção Comercial da Embaixada do Canadá no Brasil, Stanley Gomes, completou a exposição reforçando as similaridades que os dois países possuem e também comparou a região de Edmonton com Goiás. “São regiões centrais, com muito potencial agrícola, mas que têm outros segmentos a serem trabalhados. Muitas vezes as pessoas pensam que o idioma pode ser um problema, mas fazer negócios com os canadenses é muito fácil”, enfatizou.

Para o presidente da Acieg, essa troca com outros países, de entender a cultura, os interesses e a maneira de fazer negócios, é muito importante para desenvolver a economia goiana e fazer os empresários do Estado crescerem. “Como pudemos ver, o Canadá é um país de muito interesse para todos nós, com oportunidades que, com certeza, vamos querer aprofundar. Na Ficomex, em agosto, eles estarão conosco no Centro de Convenções em Goiânia e poderemos avançar ainda mais nas tratativas, apresentando empresários dos dois locais e colocando eles para fazerem negócios. Esse é o nosso objetivo”, finalizou.

Ficomex A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. Nos três dias de programação, a Feira pretende reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Na programação, ainda estão previstas palestras e workshops sobre as áreas temáticas. Mais informações em ficomex.acieg.com.br.

O evento é promovido pela Acieg, por meio da Comex-Acieg, e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público .A ação também tem o apoio do Sebrae Goiás, Consórcio Brasil Central, Apex Brasil e Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex)

Data: 27 a 29 de agosto de 2024

Local: Centro de Convenções de Goiânia (GO) – Rua 4, nº 1.400, Setor Central, Goiânia (GO)

Realização: Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest)