Conexão Governança debate conselhos consultivos em Goiás

Publicado por Comunicação em 23 de abril de 2025

Evento do IBGC reúne empresários e oferece oportunidades de networking e disseminação de boas práticas

Pela primeira vez na região Centro-Oeste, a Conexão Governança, principal evento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), movimentou nesta quarta-feira (23) a sede da ACIEG, em Goiânia. Organizado pela Câmara Setorial de Governança Corporativa, o encontro atraiu empresários, especialistas e stakeholders interessados em boas práticas de governança e oportunidades de fortalecimento organizacional.

Durante a abertura, o presidente da Câmara Setorial de Governança Corporativa e coordenador do IBGC, Ronaldo Guedes, destacou que esta iniciativa contribui para disseminar práticas modernas de gestão e ampliar networking entre participantes.

“A ACIEG é a casa do empresário e sediar um evento como este é uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado a partir de cases reais compartilhados”, afirmou Guedes.

Em seguida, o primeiro painel temático apresentou um panorama da governança corporativa no Brasil com a palestra de Antônio Bizzo, conselheiro do IBGC. Ele revisitou os “30 anos de governança no IBGC”, refletindo sobre os avanços e os desafios enfrentados desde a criação do instituto. A participação de Carmen Lúcia Perillo, presidente do conselho consultivo da Halexistar, reforçou a importância do conselho consultivo em empresas familiares, por meio do case de sucesso da farmacêutica.

Além disso, o especialista Leonardo Zylberman abordou as etapas práticas para a implementação, em empresas de capital fechado, de conselhos consultivos. Ele explicou como esse modelo pode fortalecer a governança e preparar empresas para o crescimento sustentável.

Na sequência, dois painéis trouxeram exemplos reais de empresas que iniciaram e consolidaram conselhos consultivos. Daniel Soares de Faria, do Grupo Planning, compartilhou os primeiros passos de implantação. O painel “A dinâmica do conselho consultivo” reuniu nomes como Ernesto Cavasin (Solubio), Adriane Höhl (Grupo Luiz Höhl) e Ricardo Braghini (Vella Pugliese Buosi Guidoni Advogados) para debater a atuação e os impactos estratégicos.