Convidados do Fórum da Reforma Tributária destacam iniciativa da ACIEG

Publicado por Comunicação em 14 de fevereiro de 2025

Evento foi realizado na sede da associação, em Goiânia, e reuniu mais de 160 visitantes ao longo da noite de debates sobre o tema

A iniciativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG) foi elogiada pelos convidados que participaram do Fórum ACIEG sobre a Regulamentação da Reforma Tributária. O evento foi realizado nesta quinta-feira (13), em Goiânia, na sede da associação.

A abertura ficou sob responsabilidade do senador Vanderlan Cardoso, que trouxe um olhar analítico e disponibilizou números relacionados ao que definiu-se até agora sobre a reforma no Poder Legislativo. “Mais uma vez, a ACIEG sai à frente. Trouxe um tema importante e que causa a apreensão. Eu que participei tanto da primeira fase como da regulamentação, me senti prestigiado por estar aqui e poder debater com associados e sigo à disposição”, disse.

O deputado federal Zacharias Calil, que mediou a primeira mesa redonda, destacou a importância da ACIEG junto ao empreendedorismo em geral. “É um evento para esclarecermos várias dúvidas. É um tema muito complexo, que passou pela Câmara por vários anos até se chegar a um consenso. É importante que tenhamos conhecimento acerca do tema neste momento de transição.”

O secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços, Diogo Franco, foi o mediador do segundo debate, este com foco no agronegócio. “Esse é um evento para mensurarmos e explicarmos sobre as consequências da reforma para todos os setores. Uma ação muito produtiva, que oferece uma luz e uma compreensão sobre a atual reforma tributária”, afirmou o secretário.

Período de transição

O economista Ângelo de Angelis, um dos palestrantes do evento, acredita que uma das primeiras mudanças que o empresariado precisará fazer será nos softwares de gestão financeira. “O que nós vemos agora é um momento no qual será necessário que as empresas olhem para seus sistemas, atualizem seus números. Vamos passar por esse período de transição até 2032, quando vão conviver dois sistemas. As empresas precisam rever processos e contratos.”

A advogada Talita Pimenta Félix, com ampla experiência na área do Direito Tributário e diretora da associação, afirmou ser “primordial” o papel de entidades como a ACIEG para ser uma ponte entre a academia, o Poder Legislativo e a sociedade. “No fórum, tratamos elementos fundamentais para a economia como um todo, mas com foco nos serviços, varejo e agronegócio”, disse.