Diretoras da Acieg integram a iniciativa ‘Unidos pela Vacina’

O movimento busca criar diálogo com o poder público em busca de imunizantes

Publicado por Comunicação em 28 de junho de 2021

Com intuito de abrir um diálogo com as esferas federal, estaduais e municipais, o Grupo Mulheres do Brasil criou a iniciativa “Unidos pela Vacina”. O movimento da sociedade civil reúne entidades, empresas, associações e ONGs com o propósito de imunizar todos os brasileiros ainda em 2021.  

Em Goiás, a campanha conta com a participação de duas diretoras da Acieg,  Sandra Mendez, que integra a direção do movimento, e Helena Ribeiro, CEO do Grupo Empreza e líder do Grupo Mulheres do Brasil no Estado de Goiás.  

“Nossa meta é vacinar toda a população brasileira até setembro. Dependemos disso para que não tenhamos mais milhares de vidas ceifadas diariamente, com o abalo econômico e social”, definem as representantes do movimento goiano em documento. 

Unidos pela Vacina

De acordo com as informações fornecidas pela plataforma, a proposta tem como missão unir diversas representações visando uma  cooperação para acelerar e universalizar a vacinação da covid-19 para toda a população. 

O movimento foi criado em fevereiro deste ano e desde então o Grupo Mulheres do Brasil abriu diálogo com as esferas públicas e privadas para tentar saídas cabíveis para aquisição das vacinas.  

A proposta foi desenvolvida e divida em três etapas: a primeira, por exemplo, enfoca realizar pesquisas, de cunho online, nos 246 municípios goianos para compreender quais são as demandas e necessidades de materiais hospitalares de cada microrregião do Estado de Goiás. 

De acordo com informações do Grupo em Goiás, esta etapa foi realizada e atendida em torno de 10 dias. 

O próximo passo foi a procura por empresas parceiras no processo de conseguir doações de equipamentos de refrigeração e os insumos necessários para realização de imunização e atendimento básico nas Unidades de Saúde Básica (UBS).

A terceira etapa foi a entrega dos materiais angariados e a distribuição nas UBS. Além do processo de verticalização entre o poder público e as empresas que tornaram-se madrinhas ao representar cada região do Estado de Goiás. 

Segundo o movimento, a expectativa com o processo de aceleração e apoio dos setores produtivos para adquirir as vacinas é que até o final de setembro toda a população maior de 18 anos esteja imunizada. 

“Já temos todas as doações estruturantes por parte das empresas, e faltam somente alguns municípios com demandas pequenas, que estão em fechamento com outras empresas”, destaca a diretora Sandra Méndez.

Grupo Mulheres do Brasil

O Grupo Mulheres do Brasil é um dos maiores movimentos em prol da construção de uma parceria entre o poder público e o mundo corporativo e produtivo. Sandra Méndez, diretora de marketing e imprensa do grupo, pondera que a iniciativa tem mais de 90 mil mulheres inscritas em 170 núcleos representativos, contando com apoio internacional de em torno de 10 países.  

“Temos como princípio não ‘reinventar a roda’, mas atuar em parcerias”, destaca Sandra. O grupo atua em conexões entre as empresas doadoras e as necessidades apontadas pelos municípios, nas pesquisas conduzidas pela equipe do movimento.

Outro ponto abordado pela diretora é que o trabalho do grupo social não se concentra somente na campanha ‘Unidos pela Vacina’, mas em trabalhos de caráter social e de cunho voluntário em todo o País.