Embaixada do Chipre confirma participação na FICOMEX 2025

Publicado por Comunicação em 17 de fevereiro de 2025

Presidente da ACIEG, Rubens Fileti, recebeu o embaixador, Vasilios Philippou, e celebrou o fortalecimento da Feira para o comércio exterior de Goiás

 

O embaixador da República de Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, esteve na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) nesta segunda-feira (17), para uma reunião com o presidente Rubens Fileti sobre a Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX). Após Fileti apresentar um relatório da FICOMEX 2024, com destaque para a participação de mais de 50 países, e fazer o convite oficial, a Embaixada do Chipre confirmou que estará na edição de 2025. 

Fileti celebrou o saldo positivo do encontro avaliando que o Chipre é um grande parceiro comercial do Brasil, principalmente em setores como os de energias renováveis, serviços, turismo e tecnologia. “Esse encontro com o Chipre foi estratégico para concretizar ainda mais a nossa liderança como a principal entidade que levanta a bandeira do comércio exterior, abarcando também as iniciativas da FICOMEX e os potenciais de networking e negócios do evento”, comemorou o presidente. 

Compartilhando da mesma visão positiva do presidente da ACIEG, Philippou destacou a importância da relação de Chipre com o Brasil e, em especial, com Goiás. “A ideia é atuar para celebrar acordos de cooperação industrial e de investimentos. Em Goiás, há possibilidades muito boas nas áreas de indústria farmacêutica, educação, turismo e cultura”, exemplificou. 

Relação entre os países

As relações diplomáticas entre Brasil e Chipre foram estabelecidas em 1966 e se intensificaram quando o Chipre instalou sua embaixada em Brasília, em 2009. No ano seguinte, o Brasil estabeleceu embaixada em Nicósia, capital do Chipre. O comércio entre os dois países é composto quase que integralmente por exportações do Brasil para o Chipre. Somente em janeiro de 2025, as exportações do Brasil para o Chipre ficaram em US$ 7,6 milhões, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. 

Fortalecimento

O presidente Rubens Fileti destacou que o contato da ACIEG com as embaixadas, como o que ocorreu nesta segunda-feira, é muito importante para o fortalecimento da FICOMEX. “O relacionamento entre ACIEG e embaixadas é o elo entre o que os empresários de comércio exterior precisam. São eles que nos trazem as demandas de compras e vendas, então fazer esse relacionamento é uma das nossas principais estratégias para que o comércio exterior no estado de Goiás fique cada vez mais pujante, inclusive com a própria FICOMEX”, reforçou.