Entenda como funciona o 11° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Publicado por Comunicação em 10 de janeiro de 2025
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) tem como foco tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Este objetivo reconhece que a urbanização crescente apresenta desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável, buscando promover cidades onde todas as pessoas tenham acesso a infraestrutura adequada, moradia digna, espaços públicos seguros e um ambiente urbano resiliente às mudanças climáticas.
Os itens que compõem o ODS 11 incluem:
11.1. Acesso a habitação segura e acessível: Até 2030, garantir o acesso de todos a habitação e serviços básicos adequados, seguros e acessíveis, e urbanizar as favelas, promovendo moradias dignas para a população de baixa renda.
11.2. Acesso a sistemas de transporte seguro e sustentável: Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preços acessíveis para todos, melhorando a segurança viária e ampliando o transporte público, com atenção especial para as necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.
11.3. Planejamento urbano inclusivo e sustentável: Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável e a capacidade de planejamento e gestão participativos, integrados e sustentáveis dos assentamentos humanos em todos os países, incentivando a participação da sociedade nas decisões sobre o espaço urbano.
11.4. Proteção do patrimônio cultural e natural: Redobrar os esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo, garantindo que as cidades valorizem e preservem suas identidades culturais e recursos naturais.
11.5. Redução do impacto de desastres: Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por desastres, incluindo desastres relacionados com a água, e reduzir as perdas econômicas diretas em relação ao PIB global, com foco em proteger as populações mais vulneráveis.
11.6. Redução do impacto ambiental das cidades: Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, com especial atenção para a qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros tipos de poluição, visando um ambiente urbano mais limpo e saudável.
11.7. Acesso a espaços públicos seguros e inclusivos: Até 2030, proporcionar acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, em particular para mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência, promovendo ambientes urbanos mais acolhedores e inclusivos.
11.a. Planejamento regional para o desenvolvimento urbano: Apoiar vínculos econômicos, sociais e ambientais positivos entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, fortalecendo o planejamento de desenvolvimento urbano, regional e nacional de maneira integrada.
11.b. Aumento da resiliência a desastres nas cidades: Até 2020, aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos que adotam e implementam políticas e planos integrados para inclusão, eficiência de recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, promovendo a resiliência a desastres e implementando o Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres.
11.c. Apoio a construções sustentáveis nos países em desenvolvimento: Apoiar os países menos desenvolvidos, inclusive através de assistência técnica e financeira, na construção de edifícios sustentáveis e resilientes, utilizando materiais locais para promover desenvolvimento urbano sustentável.
Esses itens abrangem as principais questões para que as cidades possam oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes, respeitando o meio ambiente e promovendo a inclusão social. O ODS 11 reconhece que as cidades têm um papel crucial na sustentabilidade global e busca garantir que o crescimento urbano seja acompanhado de infraestrutura adequada, serviços essenciais e políticas que promovam a resiliência e a equidade.