Erradicar a pobreza é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Publicado por Comunicação em 11 de setembro de 2024

 

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 (ODS 1) tem como foco a erradicação da pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Este objetivo busca assegurar que todos, independentemente de sua origem ou condição social, tenham acesso a condições mínimas de vida digna.

Os itens que compõem o ODS 1 incluem:

1.1. Erradicação da pobreza extrema: Acabar com a pobreza extrema, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia, até 2030.

1.2. Redução da pobreza relativa: Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças de todas as idades que vivem na pobreza em todas as suas dimensões, conforme as definições nacionais.

1.3. Implementação de sistemas de proteção social: Garantir que todos, em especial os mais pobres e vulneráveis, tenham acesso a sistemas e medidas de proteção social, como pensões, seguro-desemprego, e outros benefícios sociais, que ajudem a enfrentar as vulnerabilidades econômicas.

1.4. Acesso equitativo a recursos e serviços: Assegurar que todos os indivíduos, especialmente os mais pobres, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra, herança, recursos naturais, novas tecnologias e serviços financeiros.

1.5. Redução da vulnerabilidade a desastres: Construir a resiliência dos pobres e dos mais vulneráveis a eventos extremos, desastres econômicos, sociais e ambientais, incluindo mudanças climáticas.

1.a. Mobilização de recursos para acabar com a pobreza: Garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, incluindo cooperação para o desenvolvimento, para fornecer meios adequados e previsíveis para os países em desenvolvimento, particularmente os menos desenvolvidos, implementarem programas e políticas que erradiquem a pobreza.

1.b. Políticas sólidas para acabar com a pobreza: Criar políticas sólidas em nível nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento inclusivas e sensíveis ao gênero, para apoiar os esforços dos países em desenvolvimento em erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões.

Esses itens visam uma abordagem integrada e inclusiva para eliminar a pobreza, reconhecendo suas múltiplas dimensões e a necessidade de políticas globais e locais eficazes.