Escritório da Comex pode aumentar o volume de exportações goianas em mais de um bilhão de dólares

Publicado por Comunicação em 14 de setembro de 2023

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) lançou, nesta quinta-feira (14), o escritório da Câmara de Comércio Exterior (COMEX). O escritório pode impulsionar o volume das exportações goianas, que em 2022 registrou um superávit de 800 bilhões de dólares, conforme os dados da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás apresentados durante a solenidade de inauguração do escritório da Comex-Sandro Waldeck.

A nova unidade de atendimento da entidade marca uma expansão dos projetos de comércio internacional, com o objetivo de fomentar negócios dos associados com diversos países do mundo.

“Goiás tem despertado o interesse comercial de diversos países. Em novembro, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, deve viajar para a China para celebrar acordos com duas novas empresas chinesas que planejam se instalar em Itumbiara, além de uma terceira que pretende se estabelecer em Catalão”, mencionou o Secretário de Indústria e Comércio, Joel Santanna, que também destacou o interesse da Bélgica e de países africanos no estado.

O novo escritório da Comex também busca aumentar o fluxo de negócios locais e promover a geração de empregos e renda em Goiás.

“A demanda diária de oportunidades recebidas pela Acieg fez com que o projeto do escritório fosse acelerado, para que a entidade pudesse apoiar as demandas empresariais que surgem a todo momento”, explicou o presidente da Associação, Rubens Fileti.

Fileti também enfatizou que outro fator que favorece o cenário é a aceleração dos negócios em escala mundial. O presidente da Câmara de Comércio Exterior, Getúlio Faria, acredita que o escritório será fundamental na organização de missões internacionais da entidade: “Três missões já estão sendo preparadas para 2024”.

“A COMEX atuará como facilitadora da internacionalização dos negócios dos empresários goianos. Durante viagens internacionais, a Câmara poderá, por exemplo, preparar o terreno para empresários que desejam fazer negócios, mas ainda não sabem como”, destacou Getúlio, que mencionou que várias ações estão sendo elaboradas e serão apresentadas em breve.

Presença Chinesa no Evento

Quem também participou da solenidade foi o executivo da indústria chinesa LGMG, Tom Hua, que veio a Goiânia para demonstrar interesse em negócios com empresários goianos.

A Lingong Heavy Machinery Co., LGMG, é a maior indústria chinesa de maquinário pesado dos setores de mineração e construção civil. O vice-presidente da LGMG, Wang Guochao, participou de uma reunião com o vice-governador Daniel Vilela em Jinan durante a missão empresarial de junho. Durante a reunião, ele designou Tom Hua para estabelecer a conexão com o Brasil, com o objetivo de apresentar o portfólio da LGMG ao mercado goiano e discutir a possibilidade de instalação de uma planta industrial em Goiás.”