Estados, municípios e embaixadas estão no radar da FICOMEX 2025

Publicado por Comunicação em 06 de maio de 2025

Preparativos foram intensificados em abril com reuniões estratégicas que resultaram em maior interesse de órgãos e entidades 

 

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) e a Faciest intensificaram os preparativos para a edição 2025 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX). Ao longo de todo o mês de abril, foram realizados encontros importantes junto a estados, municípios, embaixadas e câmaras de comércio, com apresentação das novidades do evento. O presidente da Câmara de Comércio Exterior da ACIEG, Getúlio Faria, teve reuniões com integrantes dos governos de Mato Grosso e Rondônia, além das prefeituras de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e Aparecida de Goiânia. 

“Os órgãos públicos, tanto estaduais quanto municipais, têm demonstrado grande interesse em participar da FICOMEX 2025, o que contribui para a geração de oportunidades relevantes de negócios para as empresas que estiverem na Feira”, avaliou o presidente da Câmara de Comex. 

Faria ainda apresentou o evento para o deputado federal Rubens Otoni e para representantes de importantes empresas dos setores bancário, alimentício, de construção e de saúde. Também visando fortalecer laços para a FICOMEX 2025, a vice-presidente da Câmara de Comex, Anna Bastos, teve encontros com representantes de três pastas do governo do Estado de Goiás.  

 

Reuniões estratégicas

Outro foco dos encontros de abril foram entidades e instituições estratégicas, como a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO). Anna Bastos abordou um plano de preparação para a participação das cooperativas do Sistema OCB nas rodadas de negócios promovidas ao longo dos três dias da FICOMEX 2025. 

A vice-presidente da Câmara de Comex ressaltou que “a receptividade de todas as instituições tem sido muito positiva, o que fará com que a edição deste ano da Feira seja ainda mais inovadora”. As atividades do mês incluíram ainda um encontro do presidente da Câmara de Comex, Getúlio Faria, e da vice-presidente da ACIEG, Marisa Carneiro, com gerentes do Porto do Açu, complexo industrial e portuário especializado em infraestrutura para os setores de óleo, gás, mineração e logística.

 

Embaixadas e câmaras

As embaixadas e câmaras de comércio exterior também têm sido foco dos preparativos. Em abril, o representante da Embaixada de Singapura, Wilson Deng, foi recebido pela vice-presidente da Câmara de Comex na sede da Associação, em Goiânia.  

Anna Bastos também esteve com câmaras de comércio exterior, como a Brazilian-American Chamber of Commerce of the Southeast, localizada nos Estados Unidos, e a Câmara de Investimentos e Comércio Brasil-Panamá, que confirmou participação na FICOMEX 2025. Já o presidente da Câmara de Comex se reuniu com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. 

 

SOBRE A FICOMEX

A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (FICOMEX) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos, com o objetivo de promover negócios internacionais nos estados do consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). Em 2025, a FICOMEX tem como tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”, com uma programação que inclui palestras, rodadas de negócios e exposições.