Exposição “O pessoal da Literatura” no Panteão da Pátria é realizada em Brasília

Mostra de pinturas de Taigo Meireles integra programação do Obverso Volume I, que promete agitar cena artística do DF

Publicado por Comunicação em 28 de outubro de 2021

A exposição O Pessoal da Literatura poderá ser visitada no Salão Negro do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, de 13 de outubro a 7 de novembro. Integrando a mostra Obverso Volume I, O Pessoal da Literatura, que combina artes plásticas e literatura, é um convite à reflexão. Além de promover o encontro dessas duas manifestações artísticas colocando-as em contato com o público em geral, o evento tem como objetivo atrair e seduzir pessoas que não cultivam o hábito da leitura, provocando-as com o maravilhoso acervo de conhecimento humano dos clássicos da literatura universal.

Utilizando-se da técnica do óleo sobre tela, o pintor e mestre em artes visuais Taigo Meireles, retrata em suas obras de arte grandes personagens literários universais como Tristão e Isolda, Don Quixote, Madame Bovary, Ulisses, Frankestein e outros. A exposição é composta por 15 telas, com dimensões 167cmx135cm. “O processo de concepção das imagens passa pelo processo que é próprio do meu trabalho: a articulação entre referenciais que vem da tradição da pintura e a cultura visual contemporânea diante das mídias, da publicidade, do excesso. Eu diria que passa por uma confrontação desses dois campos: tradição e contemporaneidade. E, em segundo momento, uma tentativa de conciliação através da pintura”, destaca o brasiliense, de 35 anos, um dos nomes de destaque da nova geração de artistas da cidade.

Curador da exposição, Luiz Augusto Carreira, mestre e doutor em teoria da literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “A coisa fora do texto“,  acredita que o elemento principal do evento será o encontro com as personagens. “Elas são símbolos da vida e do drama humanos, são os elementos capazes de comover o leitor. Sempre que lemos literatura, imaginamos alguém. E imaginar alguém é imaginar um drama humano com o qual nos identificamos “, explica. Carreira, que coordenou o programa Nossas Humanidades, do Instituto Cervantes, dedicou os últimos 20 anos a aulas, cursos e palestras nas áreas de processo criativo, escrita e leitura, história e cultura literária.

Carrera reforça que instigar o público a conhecer mais sobre a vida dos célebres autores é um interessante caminho para formar mais leitores. “Quando nos referimos ao aspecto pessoal da literatura, ou seja, como cada pessoa absorve e desfruta das obras literárias, não deixa de ser também um exercício de imaginação a partir da memória e experiência de alguém concreto, de uma pessoa”, completa.

Também faz parte da mostra o seminário A Arte e suas Circunstâncias, em referência à famosa frase do filósofo espanhol José Ortega y Gasset, “O homem é o homem e as suas circunstâncias”. As palestras também contam com curadoria de Luiz Carreira e serão transmitidas online ao longo do mês de outubro gratuitamente.

O Obverso Volume I é realizado pela Capadócia por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre Obverso Volume I

O Obverso Volume I tem patrocínio master do Grupo Santa e se propõe a ser um ciclo permanente de conferências e debates sobre arte e humanidades. Trata-se de um evento anual de caráter artístico e educativo, no qual se combina a realização de uma exposição de arte, um ciclo de conferências no mesmo período sobre tema da exposição e a publicação de um livro com o conteúdo dessas conferências. A escolha do tema, do conteúdo e do título da exposição do Volume 1 deve-se ao reconhecimento de que, dentre as artes, a Literatura é aquela que hoje demanda maior urgência de uma reflexão séria e profunda, de conhecimento e valorização.

 

Serviço:

Obverso Volume I

Exposição O pessoal da literatura

De: 08/10/2021 à 07/11/2021

Horários: De terça a sexta das 9h às 18h

Sábado e domingo das 9h às 17h

Local: Panteão da Pátria – Praça dos Três Poderes

Classificação: livre

Entrada Gratuita