Festival Musubi: cooperação Japão-Goiás em pauta na Acieg

Publicado por Comunicação em 24 de junho de 2022

Por: Rhaissa Emanuelle

 

A Ninomiya Corporation, em parceria com a Acieg, realizou, nessa sexta-feira (24), a segunda edição do Encontro para Cooperação Japão-Goiás: Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA.

Ocorrido na sede da Acieg, o encontro contou com a apresentação dos programas de cooperação oferecidos pelo Governo do Japão, ministrada pelo Sr. Masayuki Eguchi, representante chefe do Escritório da JICA Brasil.

Ele destacou que faz parte da proposta do II encontro de cooperação Japão-Goiás, “demonstrar o papel de Goiás dentro do contexto do mundo, e ainda outros elementos que tornam Goiás um estado forte, competitivo, e preparado para a cooperação e negócios internacionais”, disse.

Akira Ninomiya, presidente do Conselho Setorial de Comércio Exterior da Acieg (Comex), destacou, em sua fala de abertura, a realidade da impossibilidade do encontro de forma presencial há dois anos, por conta da pandemia causada pela Covid-19, e a alegria com a possibilidade de reunir todos para falar sobre cooperação.

“Juntos tomamos força em prol de resultados para todos. Há espaço e oportunidades para todos nós, se nos posicionarmos de forma correta construiremos boas relações internacionais. E isso não construímos da noite para o dia”, enfatiza Akira.

A ações da Acieg para a cooperação internacional foram evidenciadas pelo vice-presidente da Acieg, Thiago Falbo: “a iniciativa privada não consegue andar sozinha, ela anda em conjunto com os poderes. O estado de Goiás tem dado total respaldo para os empresários, e essa parceria, essa via de mão dupla, é necessária para os nossos negócios darem certo e para que o estado cresça de forma sustentável”.

O público goiano e de origem japonesa conheceu, durante o evento, os programas da Secretaria de Estado da Retomada do Governo de Goiás, com a apresentação de Rafael Sôffa Rézio, gerente de desenvolvimento de áreas vulneráveis, que representou Cesar Moura, secretário da Retomada.

“Quando falamos de parcerias de negócios, de atração de investimentos ou de oferta de produtos e serviços do estado para o Japão, quero deixar claro que o estado de Goiás tem toda a estrutura de apoio para essas negociações, seja de divulgação e oferta de vagas, ou de qualificação, que está intimamente ligada ao programa Mais Empregos”, afirma Rafael.

Ainda durante o evento, o embaixador do Japão no Brasil. Sr. Teiji Hayashi, falou em vídeo sobre a cooperação entre os países. Já Marco Tulio Toguchi, embaixador do Festival Bon Odori, realizou a apresentação do Festival, que é o maior evento da comunidade nipo brasileira em Goiás, com data de realização já prevista para o mês de agosto.