FICOMEX 2025 terá 12 compradores internacionais trazidos pela ApexBrasil

Publicado por Comunicação em 05 de março de 2025

Presença da Agência pelo segundo ano consecutivo reforça a importância do evento para a geração de negócios com foco em sustentabilidade

 

A edição de 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) contará com a participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), repetindo a parceria do ano passado. O evento será realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) em parceria com a FACIEST, de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. 

A ApexBrasil levará para a FICOMEX o Rota Exportadora e o Exporta Mais Brasil, dois programas de estímulo a exportações. O objetivo com o primeiro deles é oferecer atendimento e indicação das soluções mais adequadas para cada empresa e conectá-las com o comércio exterior no estande. Já com o Exporta Mais Brasil, que estará pela primeira vez no evento, será realizado o capítulo “Alimentos e Bebidas Industrializados”, com rodadas de negócios entre compradores internacionais e empresas brasileiras. 

A representante da ApexBrasil no Centro-Oeste, Cíntia Faleiro, ressalta que “a FICOMEX é um espaço estratégico para o Exporta Mais Brasil, pois é possível fomentar o networking e fortalecer o mundo dos negócios internacionais, podendo, assim, potencializar as exportações em todas as regiões”. A expectativa durante a Feira é oferecer, por meio do programa, vagas para 48 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas industrializados que já são ou desejam ser exportadoras, com incentivo especial para as de pequeno porte. Essas empresas participarão de encontros com 12 compradores de países da Europa, América do Norte, Oriente Médio, Ásia, América do Sul e África.

 

Sustentabilidade

O fato da sustentabilidade ser um tema de destaque na FICOMEX 2025 torna a parceria para o evento ainda mais relevante, na visão da ApexBrasil. “Isso promove um comércio exterior mais sustentável e alinhado com as novas exigências globais de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), que devem ser prioridade no planejamento estratégico das empresas”, reforça Cíntia Faleiro. 

 

Consolidação

O presidente da ACIEG, Rubens Fileti, celebra a parceria com a ApexBrasil no evento. “É a concretização de um dos principais parceiros de comércio exterior, atração de investimentos e novos negócios do Brasil, mostrando a consolidação da FICOMEX”, avalia. Já Cíntia Faleiro, destaca que “essa parceria é fundamental para fortalecer a internacionalização das empresas brasileiras, especialmente as da região Centro-Oeste, com a exportação de produtos e serviços”. 

Na avaliação da ApexBrasil, os resultados da edição de 2024 da Feira foram bastante positivos, principalmente com ampla participação de empresas, geração de negócios e intercâmbio de conhecimentos. “Para 2025, o objetivo é ampliar a atuação da ApexBrasil no evento, buscando solidificar a cultura exportadora na região do Planalto Central e gerar um volume ainda maior de negócios com as ações da Agência”, aponta Faleiro.