Fortalecimento de negócios internacionais e inovação tecnológica para setor produtivo marcam viagem à China da Acieg

Publicado por Comunicação em 22 de novembro de 2023

Em parceria com o Governo de Goiás, a Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) encerrou, na última semana, a missão oficial liderada pelo governador Ronaldo Caiado à China. O retorno ao Brasil foi marcado por conquistas significativas, incluindo parcerias comerciais com multinacionais chinesas líderes globais em diversas indústrias.

A presença chinesa em solo goiano ganhou projeção com a expansão na indústria, acordos comerciais e cooperação técnico-científica. A missão teve o objetivo de estreitar os laços entre o estado de Goiás e a China, destacando as oportunidades para o setor produtivo local.

Para o presidente da Acieg, Rubens Fileti, a viagem representa um marco na história da entidade, que busca fortalecer a relação com empresas internacionais para impulsionar a inovação tecnológica e demonstrar o potencial de Goiás para abrigar grandes negócios.

“Essa missão empresarial vem coroar muitas oportunidades para o estado de Goiás. Estamos animados e felizes com a proporção da agenda em solo Chinês, o papel da Acieg foi cumprido e agora chegou o momento de trazer aos nossos associados o reflexo e frutos de tudo que vivenciamos no país “, destaca Fileti.

O governador Ronaldo Caiado elogiou o papel desempenhado pela Acieg e destacou sua importância durante a pandemia e na missão empresarial à China.

“Agradecer a Acieg por estar sempre em parceria conosco, desde a época da pandemia nos auxiliando ao tomar decisões difíceis e agora aqui nessa missão empresarial mostrando pro chineses nosso estado tem potencial e trabalhando para que Goiás conquiste o 1ª lugar”, apontou Caiado.

Mobilização da Acieg para a Missão Empresarial:

A Acieg desempenhou um papel fundamental na mobilização de empresários para a China, buscando fortalecer os laços comerciais e promover a presença de Goiás no cenário internacional.

Mais de 30 empresários estiveram presentes na viagem que durou 14 dias, em seis cidades, incluindo a capital Pequim, além de 16 visitas e reuniões com representantes do governo chinês,e uma universidade.

O balanço da missão revelou resultados históricos, com a assinatura de acordos que prometem gerar empregos, renda e impulsionar a pesquisa e a inovação em Goiás.
Destaca-se o acordo comercial para a instalação da multinacional de energia renovável Chint Power em Itumbiara, com um plano de investimentos a ser apresentado nos próximos meses.

Negociações avançadas também foram destacadas, incluindo a CMOC, que projeta investir R$ 3 bilhões em Goiás na indústria de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfato, e a Weichai Group, líder em produção de motores elétricos.

Visitas a Locais Tecnológicos:

Durante a missão, a comitiva teve a oportunidade de visitar locais tecnológicos de destaque, como a BYD, responsável pelo modelo de ônibus elétrico que integra os estudos do governo para a substituição dos veículos do Eixo Anhanguera.

Com a Huawei, foi assinado um memorando de entendimento para desenvolver soluções em tecnologia para o serviço público, incluindo a possível implementação da wi-fi 6 na rede estadual de ensino.

Além disso, a comitiva conheceu empresas como Tecent e TusPark, explorando oportunidades de colaboração e identificando como as tecnologias dessas empresas podem impactar positivamente em Goiás.

Comunicação Acieg

Lucas Almeida