Fórum das Entidades Empresariais discute Reforma Tributária e gestão de Goiânia

Publicado por Comunicação em 10 de março de 2025

Reunião realizada nesta segunda-feira (10) contou com participação do prefeito Sandro Mabel, que fez um balanço da gestão municipal, e do secretário de Economia de Goiás, Sérvulo Nogueira, com apresentação do sistema tributário indiano

 

A última reunião do Fórum das Entidades Empresariais (FEE), nesta segunda-feira (10), foi marcada por discussões acerca do sistema tributário indiano, um balanço da gestão da Prefeitura de Goiânia e uma atualização do Grupo de Trabalho junto ao Codego. O vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), Thiago Falbo, representou a entidade nesta ocasião, promovida pela FCDL Goiás.

Para Falbo, a reunião do FEE é uma oportunidade para estreitamento de laços entre lideranças empresariais e, nesta ocasião em específico, para compreender os desafios tributários do Brasil. “Foi uma reunião muito produtiva para tratarmos dos assuntos que permeiam todas oito entidades integrantes do Fórum [das Entidades Empresariais].”

O secretário de Estado da Economia de Goiás, Sérvulo Nogueira, apresentou o funcionamento do sistema tributário indiano. Segundo Nogueira, o sistema que “não é tão engessado” possui cinco alíquotas diferentes, que incidem diferentemente em diversos setores da economia. “A Reforma Tributária é um assunto que devemos revisitar pelos próximos dez anos,  então é importante que tenhamos oportunidade de promover essas discussões”, pontuou.

O prefeito Sandro Mabel apresentou o balanço dos primeiros 60 dias da gestão municipal de Goiânia. Ele pontuou alguns dos desafios para organizar o trânsito em Goiânia. “Nós queremos aumentar pelo menos 30% a velocidade do trânsito [em alguns pontos da cidade]”, disse. Segundo Mabel, em dois anos, Goiânia será uma cidade inteligente. “A área de tecnologia atualmente está terrível, mas vamos mudar. O Rubens [Fileti] está dando uma mão [na organização]”, contou.

Fechando a pauta

Além disso, foram apresentadas atualizações acerca do Grupo de Trabalho em conjunto com a Codego e sobre a conferência Brazilian Week 2025, que será realizada na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos, em setembro – os principais eixos do evento são clima, segurança alimentar, combate à pobreza e promoção da economia criativa. As apresentações foram feitas, respectivamente, pelo diretor-executivo do FEE, Arthur Toledo, e pelo presidente-executivo da ADIAL, Edwal Portilho.

Também se pronunciaram na reunião a deputada federal Marussa Boldrin, o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Goiânia, Diogo Franco, e a secretária municipal de Turismo de Goiânia, Nárcia Kelly, e o secretário municipal de Engenharia de Trânsito de Goiânia, Francisco Abreu.

O Fórum das Entidades Empresariais é composto por oito instituições: ACIEG, Adial, Facieg, Faeg, FCDL/GO, Fecomércio/GO, Fieg e OCB/GO.

 

Foto: Alex Malheiros