Fórum Goiano da Desburocratização discute Licenciamento Facilitado na ACIEG

Publicado por Comunicação em 28 de março de 2025

Com o objetivo de facilitar o estabelecimento de empresas no Estado e assegurar a segurança, o coronel do Comando de Atividades Técnicas dos Bombeiros, Fernando Caramaschi, explica o assunto

 

A 4ª Reunião do Fórum da Desburocratização foi realizada, na manhã desta sexta-feira (28), na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG), em Goiânia. Com o tema “Licenciamento Facilitado”, o encontro reúne representantes de 23 entidades de classe integrantes do fórum para discutir a facilitação de processos administrativos aos empresários de Goiás.

Durante o evento, o coronel do Comando de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, Fernando Augusto Caramaschi, ministrou palestra sobre a desburocratização na emissão de alvarás de funcionamento. Entre os pontos abordados, destacou-se a redução do período de renovação para empresas que não apresentam riscos elevados, facilitando a regularização de negócios no estado e reduzindo custos ao empresário.

“A corporação tem uma preocupação específica com a segurança e ao mesmo tempo ela quer que o Estado se desenvolva, essa busca por um equilíbrio ela é salutar. O Fórum hoje traz exatamente esse equilíbrio, para garantir a segurança sem burocratizar”, explicou Caramaschi.

O Licenciamento Facilitado é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros, Sebrae Goiás e Junta Comercial de Goiás, com o objetivo de melhorar a abertura e alteração de empresas no estado. De acordo com o vice-presidente da ACIEG, Allan Máximo, essa iniciativa já
beneficiou 91 mil empresas desde sua implementação, em 2023.

“A ACIEG promoveu a discussão da pauta com as outras entidades de Goiás para melhorar esse serviço que já têm demonstrado frutos”, reforça Allan Máximo.

Sobre o Fórum

O Fórum Goiano da Desburocratização, idealizado pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel, tem como objetivo promover um ambiente favorável ao empreendedorismo, simplificando processos e eliminando entraves burocráticos. Além de ser um espaço de discussão, o fórum permite que entidades empresariais apresentem demandas estratégicas para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável em Goiás.