Governança corporativa como diferencial competitivo nas empresas
Publicado por Comunicação em 17 de abril de 2025
Estudo da Câmara de Governança da ACIEG mostra que instituições financeiras valorizam companhias comprometidas com ESG
A Câmara Setorial de Governança Corporativa apresentou a pesquisa “Instituições Financeiras e Governança Corporativa” e “Governança Corporativa e Acesso a Mercado de Capitais” para subsidiar discussões sobre a Governança em empresas goianas . O levantamento foi realizado em parceria com a Lure Consultoria Corporativa, empresa do presidente da Câmara, Ronaldo Guedes, e do vice-presidente, Maicon Farina e a Ganplo Treinamentos.
A primeira mapeou a percepção das instituições financeiras quanto à relevância da governança corporativa na análise e concessão de crédito às empresas com a participação de 33 instituições financeiras. Neste levantamento, 75,8% das respostas apontou que a adoção de boas práticas de governança é essencial para a liberação de crédito; outras 21,2% consideraram a prática como parcialmente necessária, enquanto apenas uma instituição (3%) declarou não considerar o tema relevante.
A segunda pesquisa abordou a percepção de 78 empresas goianas em relação aos princípios ESG. Para 66,7% dos empresários, o tema é considerado relevante para os negócios; 28,2% o classificaram como parcialmente relevante e apenas 3,8% disseram não ver relevância.
“O levantamento demonstrou que a governança está se tornando pauta central nas estratégias das empresas. Trata-se de um processo evolutivo que acompanha o amadurecimento das organizações. Hoje, investir em governança não é apenas uma via para captar recursos, mas uma estratégia sólida para garantir a perenidade dos negócios”, destaca Maicon.
Redução no custo de capital
Outro dado relevante diz respeito à percepção sobre a influência da governança na redução do custo de capital. Quando questionadas, 57,7% das empresas afirmaram conhecer casos concretos em que a adoção de boas práticas resultou na diminuição dos custos. Outros 34,6% também reconhecem essa relação, embora não tenham exemplos específicos. Apenas 7,7% disseram não acreditar nessa conexão.
Esses resultados evidenciam um amadurecimento progressivo do setor empresarial goiano em relação à governança corporativa, apontando para um cenário promissor em que transparência, responsabilidade e eficiência são cada vez mais valorizadas pelo mercado e pelas instituições financeiras.
Conexão Governança
A crescente valorização das práticas de Governança será pauta do evento Conexão Governança – Núcleo Centro-Oeste, que acontece no próximo dia 23 de abril, a partir das 8h30, na sede da ACIEG, em Goiânia. A realização é do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. Associados do IBGC tem acesso gratuito e associados da ACIEG têm 5% de desconto mediante o uso do cupom IBGC-3832-202504031014. Para o público em geral, o investimento é de R$ 200,00.
ESG
A Governança Corporativa faz parte dos princípios de ESG — sigla em inglês para Environmental, Social and Governance — que norteiam práticas empresariais voltadas à sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e gestão eficiente. A prática tem se tornado um dos principais pilares de competitividade para as empresas brasileiras — em especial para o setor empresarial de Goiás.
Segundo Ronaldo Guedes, a Governança é “um sistema de gestão que envolve direção, monitoração e incentivo à boa administração das empresas, com foco em transparência, ética e responsabilidade”, diz.