Integração internacional: Acieg se reúne com agência japonesa

Investimentos infraestrutura e linhas de crédito foram pautas do encontro

Publicado por Comunicação em 17 de junho de 2021

Durante a manhã desta quinta-feira (17), o presidente da Acieg, Rubens Fileti, participou do encontro ‘Japan International Cooperation Agency – JICA: oportunidades de cooperação japonesa no Brasil’.

A conferência aconteceu de forma online e foi mediada por Akira Ninomiya Júnior, que é diretor da Acieg. O congresso integrou a Semana do Imigrante Japonês no Brasil, que tem como missão buscar uma construção integrada entre os dois países nas áreas econômica, estrutural e produtiva.

No decorrer do encontro online a JICA apresentou suas propostas de parcerias e áreas de atuação, além de seu histórico de projetos em áreas como urbanismo, ecologia, prevenção de desastres naturais e cooperação triangular. 

A cooperação triangular consiste em um programa interno da agência que busca parcerias assistenciais a países latinos-americanos ou africanos que têm a língua portuguesa como dialeto oficial.   

Propostas

Outra proposta desenvolvida pela equipe nipo-brasileira é o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola do Cerrado (PRODECER), que foi ativado em 1974.

Uma parte da ação visa transformar regiões do cerrado que têm solos ácidos em terras agricultáveis.  Uma segunda parte, que funcionou entre os anos de 2003 e 2006, tinha como ênfase a conservação ecológica do bioma,  a fim de restaurar e criar um ambiente eco sustentável entre o agronegócio e o cerrado.  

Logo após foi apresentado o projeto de saneamento ambiental básico construído na capital catarinense, Florianópolis, e no município de Balneário Piçarras. Este programa foi concebido para construir estruturas sustentáveis e ampliar a qualidade e eficiência dos serviços de saneamento em indústrias locais. 

Também foi exposto o programa de liberação de crédito que a JICA oferece e como suas parcerias funcionam. A Agência tem duas modalidades de créditos: empréstimo ODA (para o setor público) e FISP (para o setor privado).