Intenção de Consumo das Famílias sobe para 97,1 pontos em abril
Publicado por Comunicação em 20 de abril de 2023
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Brasil, subiu 3,1% em abril, na comparação com o mês anterior, e alcançou o patamar de 97,1 pontos, o maior desde março de 2020. O índice é medido mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A pesquisa indica que o brasileiro começou o segundo trimestre deste ano mais disposto a consumir. A informação é importante para apontar o potencial de vendas do comércio. O cálculo considera sete indicadores: emprego atual, renda atual, nível de consumo, perspectiva profissional, perspectiva de consumo, acesso ao crédito e momento para adquirir bens duráveis.
Conforme o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o resultado de abril está abaixo da linha desejada, mas é considerado um dado positivo. O ICF indica insatisfação dos consumidores quando está abaixo de 100 pontos, e aponta satisfação quando alcança entre 100 e 200 pontos.
“Com a diminuição da inflação superando as expectativas na conclusão do primeiro trimestre, no qual os orçamentos estavam comprometidos com gastos sazonais como pagamento de impostos, compra de material escolar e férias, por exemplo, os consumidores iniciam o segundo trimestre de 2023 com a disposição renovada para o consumo” explica o presidente.
Com informações de: Agência Brasil