“Internacionalizar economia é o caminho para a construção da nova Marca Brasil”, destaca o presidente da Apex Brasil em encontro na Acieg

Durante o debate foram apresentados pela entidade os programas PAM Agro e Startout

Publicado por Comunicação em 09 de dezembro de 2021

Na última quarta-feira (08), a Acieg recebeu o diplomata e presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Augusto Pestana. Ele palestrou sobre o processo de internacionalização de empresas brasileiras em um momento pós-covid-19. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da Acieg e está disponível para visualização. 

De acordo com dados da agência, as empresas exportadoras tiveram um crescimento de 48% em 2020. Um dos projetos que apoiam esses negócios é o Startout, realizado em parceria com Ministério da Economia e o Sebrae. Outro projeto abordado durante o encontro foi o PAM Agro 2021-2023 que busca inserir projetos agro sustentável no mercado.

O debate foi promovido pela Faciest e contou com a presença de autoridades públicas como o secretário da Secretaria de Estado do Governo, Adriano Rocha Lima, o  deputado federal, Vitor Hugo (PSL) e o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.

“Quando a Acieg foi criada, nós nunca imaginaríamos que no ano de 2021, um ano de pandemia, nós estaríamos criando uma federação no estado de Goiás. Entre fundadores e associados já somos quase 50 associações com expectativa de aumentarmos esse número”, disse o presidente da Acieg e da Faciest.

Internacionalização empresarial

Durante o encontro, o diplomata discutiu a importância histórica do setor privado para a diplomacia brasileira. 

A Apex Brasil, desde sua fundação em 1997,  financia e apoia empresas que pretendem ter inserção no mercado internacional. “Por meio de parcerias, programas e apoio multilateral entre entidades do poder público federal, lutamos para apoiar empreendimentos que vão ao encontro de se tornarem exportadoras e que corroborem para inserir a marca do nosso País perante ao mundo”, destacou Augusto Pestana.  

Cerca de 5.585 empresas recebem apoio por meio de programas e consultorias da estatal no Brasil, o que representa em torno de R$ 32 bilhões de reais injetados na economia brasileira em 2021. 

PAM 2021-2023 e Startout

Os programas PAM 2021-2023 e Startout desenvolvidos pela Apex foram apresentados durante o webinar. 

Startout é um projeto feito em parceria com o Ministério da Economia e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa visa ajudar empresas que buscam ser inovadoras e necessitam de suporte para obter inserção em cadeia produtiva local. 

Já o PAM Agro 2021-2023 visa apoiar iniciativas agrosustentáveis e vai de encontro a programas federais desenvolvidos para alcançar as metas do Acordo de Paris.